A Universidade do Algarve integra o World University Rankings by Subject da Times Higher Education (THE), nas áreas de “Life Sciences”, “Clinical & Health”, “Physical Sciences” e “Engineering”. Apesar do aumento do número de universidades participantes, a UAlg manteve-se na posição 501-600 nas áreas de “Life Sciences” e “Physical Sciences”, surgindo pela primeira vez na área de “Engineering”, na posição 601-800.
Em todas as áreas até agora divulgadas pelo THE, a UAlg obteve sempre o melhor desempenho a nível nacional no “International Outlook”, ou seja, na projeção internacional, sendo que este ano estão representadas 13 Instituições de Ensino Superior portuguesas.
Na edição de 2022, este ranking aumentou de 895 universidades (em 2020) para 972 na área de “Life Sciences”, passou de 856 (em 2020) para 925 universidades na área de “Clinical & Health”, de 1149 (em 2020) para 1227 na área de “Physical Sciences” e de 1098 (em 2020) para 1188 na área de “Engineering”.
A edição de 2022 é elaborada tendo em conta as diversas valências das instituições, como ensino, investigação, projeção internacional e transferência de conhecimento.
Os critérios de inclusão nestes rankings são atingir o limite mínimo de 200 publicações nos últimos cinco anos nestas áreas e o seu corpo docente atingir o limite mínimo de 4% do total para a área de “Social Sciences” e 5% para a área de “Business & Economics”.
Nas áreas de “Life Sciences” e “Clinical, Pre-Clinical & Health”, os critérios são: limite mínimo de 500 publicações nos últimos 5 anos e 5% do corpo docente ser da área (ou mínimo de 50 docentes).
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.