Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Ensino

Refugiada conseguiu bolsa da UE que lhe pode mudar a vida, mas apareceu a burocracia portuguesa e tem agora tudo em risco

Refugiada palestiniana no Líbano, Manal Makkieh foi aceite num mestrado que decorre em quatro países, Portugal incluído. Agora arrisca-se a perder o curso e o financiamento de €47.000 da União Europeia que conseguiu para o fazer porque foi apanhada na malha burocrática portuguesa

09:06 14 Outubro, 2021 13:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Manal Makkieh, estudante refugiada palestiniana. Assunto já chegou à Assembleia da República

Manal Makkieh tem 23 anos, é refugiada palestiniana no Líbano e em 2020 foi aceite num mestrado de Serviço Social com Famílias e Crianças no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) através do Programa Erasmus Mundus. Depois de um ano de pausa por causa da pandemia, em que os programas de intercâmbio estiveram parados, Manal pediu em maio de 2021 à embaixada de Portugal em Chipre, a que trata de assuntos referentes ao Líbano, que lhe fosse emitido um um visto de estudante de longa duração. Ainda não o recebeu. No fim de outubro perde a vaga e o financiamento.

“Da embaixada em Chipre dizem-me que não podem fazer nada sem a luz verde do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas eu já liguei tanto para esse serviço como para o Ministério e de lá dizem-me que a questão é com a embaixada”, explica. A embaixada em Chipre disse ao Expresso que conhece o caso mas que, “em virtude de exigências colocadas pelos serviços em Portugal sobre este caso que ultrapassam a embaixada”, as perguntas teriam de ser dirigidas ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Já fonte do SEF, organismo que não emite vistos mas é consultado para avaliar os documentos dos proponentes a vistos e redigir um parecer para ajudar o MNE a tomar a decisão, disse que o nome de Manal não aparece nos seus registos, de todo. O MNE não respondeu aos pedidos de esclarecimento do Expresso até à hora de publicação deste artigo.

O mestrado em que Manal se inscreveu é lecionado não só em Portugal como também na Suécia, na Noruega e no Uganda e tem semestres previstos em todos os países. Pedro Vasconcelos, diretor do mestrado em Portugal, diz ao Expresso que “há muito que esta aluna deveria ter recebido o seu visto para poder vir estudar em Lisboa”. Como tal não se verificou, “esta situação, a prolongar-se, colocará em risco a sua continuidade no programa de estudos, bem como a atribuição da bolsa da União Europeia”. “De facto, esta situação de indefinição não poderá prolongar-se para lá do final deste mês”, acrescenta. Segundo o mesmo responsável, “todos os restantes alunos do mestrado já se encontram em Lisboa”. Manal é recipiente de uma bolsa da Comissão Europeia no valor de €47.000 para os dois anos do mestrado (que também cobre propinas).

Entretanto o Bloco de Esquerda já enviou, através da via parlamentar, uma pergunta ao Governo sobre o caso de forma a obter esclarecimentos sobre o que sucedeu.

“ERA BOM QUE O APROVEITAMENTO ACADÉMICO CONTASSE MAIS QUE A NACIONALIDADE”

Nascida no campo de refugiados de Medyen, em Bar Elias, a 15 quilómetros da fronteira com a Síria e a 50 de Beirute, a jovem diz-se desiludida com os atrasos e com a burocracia. “Estou bastante desapontada, apesar de habituada à vida difícil de palestiniana porque possivelmente não vou conseguir o visto a tempo, mas não sou a única a passar por isto. Estes atrasos acontecem com muitos palestinianos e era bom que o aproveitamento académicos, os estágios, os artigos publicados, contassem mais do que a nossa nacionalidade aos olhos do mundo”, diz a estudante, que acabou o curso em Serviço Social e Desenvolvimento na Universidade Americana de Beirute e pensava agora continuar os estudos em Portugal.

Um dos problemas para este atraso, tal como noutros casos em que os palestinianos residentes no Líbano não conseguem obter documentos para estudar ou trabalhar fora, é o facto de o país não emitir passaportes a refugiados (apenas documento de viagem, os chamados “laissez passer”). Manal Mekkieh nasceu no Líbano mas não tem nacionalidade, tal como as centenas de milhares de palestinianos que fugiram para o país depois da criação do Estado de Israel (1948) e depois da Guerra dos Seis Dias (1967), tal como a dos sírios que fogem da guerra civil desde 2011. O Líbano não só não é signatário da Convenção de Genebra, que protege os direitos das pessoas em trânsito, como não permite, por exemplo, que um palestiniano ou um sírio acedam a trabalhos de acordo com as suas qualificações. Há cerca de 75 profissões vedadas a pessoas como Manal.

Todos os países que assinaram a Convenção de Genebra (todos os das Nações Unidas e por isso todos os da União Europeia) têm de aceitar este documento, que, apesar de não servir para entrar diretamente num país (em Portugal, por exemplo, serve apenas para um período que não exceda os três meses), tem de ser aceite pelas autoridades dos países da Convenção como documento suficiente para emitir um visto (de estudante, turista, trabalho, etc), tal como se fosse qualquer outro passaporte.

Neste momento, além das razões pessoais que a estudante tem para o seu “estado de nervos permanente e grave”, o próprio Líbano é todo ele um país que parece perto de se tornar um Estado falhado com cortes gerais de energia, cada vez mais pessoas subnutridas e uma taxa de inflação (158%) e desemprego (40%) das mais altas do mundo. A pobreza afeta 50% da população.

“A situação é muito crítica, é desesperante, mas depois houve esta esperança de eu ser aceite num programa para estudar fora, era a minha única oportunidade de sair daqui para depois regressar e continuar os meus projetos na área da ajuda à infância”, diz Manal, acrescentando que não tem intenção de requerer asilo, que já tem – atribuído pela agência da ONU para a Palestina (UNWRA) -, nem de pedir ajudas públicas em Portugal. “É confuso este triângulo, mandam-me para aqui e para acolá mas eu entreguei tudo o que me pediram: desde cartas de recomendação ao currículo, passando pela prova de aceitação no mestrado, visto Schengen para Espanha, certificados de todas as universidades onde estudei, incluindo em Georgetown, nos Estados Unidos. Não sou um elemento perigoso para Portugal.”

Manal recebeu entretanto uma email do ISCTE a prolongar o prazo da sua matrícula, anteriormente fixado para 15 de outubro. “Quero que no futuro, se não eu, outros consigam ir para fora. Se não vão aceitar os nossos documentos não nos deem esse pedacinho de esperança de nos aceitarem num mestrado.”

Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

Jornal britânico arrasa Cristiano Ronaldo e elogia Jorge Jesus: “Esta rutura já devia ter acontecido há muito”

12:40 6 Outubro, 2026 12:40 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O The Guardian defende que Jorge Jesus fez bem em colocar os interesses da equipa acima do estatuto de Cristiano Ronaldo

Algarve

PJ detém médico suspeito de violar paciente numa clínica em Albufeira

18:00 6 Outubro, 2026 17:40 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá praticado atos sexuais abusivos contra uma paciente de 52 anos, a pretexto da realização de um diagnóstico clínico

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Boliqueime.
Algarve Cultura

Nome desta vila algarvia pode ter vindo de Itália e estar ligado a pescadores que aqui vinham buscar água mas a origem não é consensual

16:40 6 Outubro, 2026 10:02 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Boliqueime guarda uma história sobre a origem do seu nome, associada a pescadores italianos que visitavam a costa algarvia há vários séculos

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber

10:00 6 Outubro, 2026 09:56 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O pagamento anual destinado a este grupo de reformados chega já em outubro e apresenta novos valores em 2026

Algarve Desporto Europa

Kombatefácil Tavira conquista vários pódios no Europeu de karaté em Itália

18:10 6 Outubro, 2026 18:19 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas tavirenses somaram títulos e medalhas no Europeu de karaté da JSKA, disputado entre 1 e 4 de outubro, em Terni, Itália

Opinião Política

A democracia, as instituições e o futuro | Por Pedro Franco

17:20 6 Outubro, 2026 17:09 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando experiência e juventude cruzam-se, renova-se o compromisso com a democracia e o futuro"

Radar de velocidade.
Auto Europa

Quase 400 condutores foram apanhados por um radar em apenas 3 dias, mas este detalhe acabou por anular as multas

12:20 6 Outubro, 2026 11:40 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Sinal de trânsito falso levou centenas de automobilistas a ultrapassar o limite de velocidade numa estrada alemã

Europa

Pouco positivo: Portugal é número 1 da União Europeia neste hábito diário e já levou a 37 mil internamentos

15:30 6 Outubro, 2026 15:20 6 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um comportamento que continua a distinguir Portugal dos restantes países da União Europeia

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Jornal britânico arrasa Cristiano Ronaldo e elogia Jorge Jesus: “Esta rutura já devia ter acontecido há muito”

12:40 6 Outubro, 2026 12:40 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O The Guardian defende que Jorge Jesus fez bem em colocar os interesses da equipa acima do estatuto de Cristiano Ronaldo

Algarve

PJ detém médico suspeito de violar paciente numa clínica em Albufeira

18:00 6 Outubro, 2026 17:40 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá praticado atos sexuais abusivos contra uma paciente de 52 anos, a pretexto da realização de um diagnóstico clínico

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Boliqueime.
Algarve, Cultura

Nome desta vila algarvia pode ter vindo de Itália e estar ligado a pescadores que aqui vinham buscar água mas a origem não é consensual

16:40 6 Outubro, 2026 10:02 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Boliqueime guarda uma história sobre a origem do seu nome, associada a pescadores italianos que visitavam a costa algarvia há vários séculos

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber

10:00 6 Outubro, 2026 09:56 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O pagamento anual destinado a este grupo de reformados chega já em outubro e apresenta novos valores em 2026

Algarve, Desporto, Europa

Kombatefácil Tavira conquista vários pódios no Europeu de karaté em Itália

18:10 6 Outubro, 2026 18:19 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas tavirenses somaram títulos e medalhas no Europeu de karaté da JSKA, disputado entre 1 e 4 de outubro, em Terni, Itália

Opinião, Política

A democracia, as instituições e o futuro | Por Pedro Franco

17:20 6 Outubro, 2026 17:09 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando experiência e juventude cruzam-se, renova-se o compromisso com a democracia e o futuro"

Radar de velocidade.
Auto, Europa

Quase 400 condutores foram apanhados por um radar em apenas 3 dias, mas este detalhe acabou por anular as multas

12:20 6 Outubro, 2026 11:40 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Sinal de trânsito falso levou centenas de automobilistas a ultrapassar o limite de velocidade numa estrada alemã

Europa

Pouco positivo: Portugal é número 1 da União Europeia neste hábito diário e já levou a 37 mil internamentos

15:30 6 Outubro, 2026 15:20 6 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um comportamento que continua a distinguir Portugal dos restantes países da União Europeia

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Últimas Notícias

  • Há um benefício que já leva 4 em cada 10 portugueses a escolher uma empresa e não é o salário
    Há um benefício que já leva 4 em cada 10 portugueses a escolher uma empresa e não é o salário
  • Esta marca chinesa acaba de chegar a Portugal e prepara 18 modelos para ‘atacar’ o mercado
    Esta marca chinesa acaba de chegar a Portugal e prepara 18 modelos para ‘atacar’ o mercado
  • Esperava renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa? Esta fotografia pode obrigá-lo a ir ao balcão
    Esperava renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa? Esta fotografia pode obrigá-lo a ir ao balcão
  • Montenegro defende orçamento ambicioso e uma Europa mais competitiva
    Montenegro defende orçamento ambicioso e uma Europa mais competitiva
  • Suspeita de peste pneumónica deixa hospitais em quarentena na Rússia: este é o risco para Portugal
    Suspeita de peste pneumónica deixa hospitais em quarentena na Rússia: este é o risco para Portugal

Opinião

  • A democracia, as instituições e o futuro | Por Pedro Franco
    A democracia, as instituições e o futuro | Por Pedro Franco
  • A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos
  • Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão
    Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Montenegro defende orçamento ambicioso e uma Europa mais competitiva
    Montenegro defende orçamento ambicioso e uma Europa mais competitiva
  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal