A primeira sessão do Programa 5 ao Dia deste ano letivo teve lugar esta quinta-feira no Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF).
Nos últimos dez anos, tem vindo a ser desenvolvido no MARF este programa, que tem como objetivo a promoção do consumo diário de cinco porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar, de modo a promover a alteração de hábitos alimentares e potenciar uma alimentação e estilos de vida saudáveis.
Esta iniciativa visa contribuir para a prevenção de diversas doenças crónicas associadas à alimentação, nomeadamente a obesidade. No conjunto destes anos letivos, participaram no Programa 5 ao Dia no MARF cerca de 8.812 crianças.
Este programa, que é desenvolvido em diversos mercados abastecedores do país, é dinamizado na região do Algarve pelo MARF em estreita colaboração com as câmaras municipais de Faro, Olhão, S. Brás de Alportel, Loulé e com a Escola Superior de Saúde – Curso de Dietética e Nutrição da Universidade do Algarve.
Como habitualmente, a sessão no MARF iniciou-se com a receção das crianças, junto ao autocarro, onde é feita uma breve introdução sobre o Programa 5 ao Dia e onde são apresentados os estagiários, finalistas do Curso de Dietética e Nutrição da Universidade do Algarve, que vão acompanhar o grupo.
Seguidamente, decorreu uma visita ao pavilhão hortofrutícola, onde as crianças ficaram a conhecer os espaços (boxes, lugares dos terrados, câmara frigorífica, balança, etc.) onde se comercializam os diversos produtos hortícolas.
Nesta parte das visitas, outras matérias são sempre abordadas com as crianças, como por exemplo a redução do desperdício alimentar, sensibilizando as crianças para as temáticas em voga, capacitando-as para pequenos gestos diários que podem fazer a diferença.
Posteriormente, as crianças foram encaminhadas para o espaço “5 Ao Dia”, uma boxe do mercado preparada especialmente para as atividades, no qual foi visionado um filme de desenhos animados alusivo ao tema, seguido de uma apresentação com a informação sobre a alimentação saudável.
Esta apresentação é desenvolvida e adaptada, todos os anos, pelos estagiários, que tentam sempre que possível, complementar as atividades do Programa 5 ao Dia com a abordagem a datas comemorativas e dias importantes nacionais e internacionais, cujos temas, por se relacionarem com os objetivos do Programa, são também assinalados nas diversas sessões.
De seguida, teve lugar a Prova dos Sentidos. Nesta atividade foram preparadas várias amostras de frutas e legumes que foram colocados em caixas. Depois, tapam-se os olhos de um elemento de cada vez, o qual deve tentar adivinhar qual a fruta ou legume ali presente.
A seguir, as crianças foram convidadas a fazer a salada de fruta, sendo primeiramente encaminhadas para lavarem as mãos, respeitando as regras de higiene.
No final, foi entregue a caixinha da salada de frutas, confecionadas pelas próprias crianças, o livrinho do “5 ao Dia” e teve lugar a despedida, relembrando os conceitos gerais do Programa 5 ao Dia.
“Iniciado mais um ano, é com grande satisfação que verificamos, pelo 10º ano consecutivo, que o feedback tem sido bastante positivo, indo ao encontro das expectativas das direções das escolas, professores e técnicos, aumentando o conhecimento e a procura do 5 ao Dia na região sul do país”, afirma o MARF em comunicado, acrescentando que “foi uma manhã bem animada, com a visita de 21 alunos do 3º ano ds Escola Manuel Alves, Agrupamento-Cabanita de Loulé”.
Leia também: Faro à frente de Lisboa e Porto no acesso a fruta gratuita na escola. Veja quais as diferenças nacionais