Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Todas as fotografias disponibilizadas gratuitamente pela APCOI foram obtidas com expressa autorização dos Encarregados de Educação dos alunos para publicação nos meios de comunicação social | Créditos APCOI
Ensino, Nacional

Faro à frente de Lisboa e Porto no acesso a fruta gratuita na escola. Veja quais as diferenças nacionais

1 em cada 3 turmas ainda não tem acesso a fruta gratuita na escola. Heróis da Fruta garantiu ingestão de pelo menos 1 milhão de porções

09:23 27 Setembro, 2023 09:23 27 Setembro, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Continua a haver grandes desigualdades no acesso gratuito a fruta na escola entre distritos e regiões. Esta é uma das principais conclusões do mais recente estudo realizado pela equipa de investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), em parceria com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI),

Relativamente à distribuição gratuita de frutas e hortícolas no lanche escolar, o distrito de Faro (77,5%) apresenta melhores resultados do que os distritos de Lisboa (69,8%) ou do Porto (62,7%), enquanto que a frequência de acesso a nível nacional das turmas inquiridas situava-se nos 64,7%.

Madeira (87,9%), Braga (86,1%) e Viseu (83,3%) foram as três regiões em que se verificou a maior percentagem de turmas com acesso a fruta distribuída gratuitamente na escola.

Seguiram-se os distritos de Coimbra (80,0%), Faro (77,5%), Leiria (73,1%), Santarém (72,9%), Bragança (70,0%), Lisboa (69,8%), Aveiro (69,6%), Porto (62,7%), Castelo Branco (54,5%), Setúbal (54,1%), Évora (50,0%), Vila Real (45,0%), Açores (42,1%), Guarda (40,0%), Beja (37,1%) e Viana do Castelo (20,3%).

Portalegre (13,3%) foi o distrito onde se verificou a menor percentagem de turmas com acesso gratuito a estes alimentos.

Quanto à fonte de financiamento, 66,4% das turmas com acesso a fruta gratuita relataram que o mecanismo de apoio a que recorreram foi o Regime Europeu de Fruta Escolar, 13,8% utilizaram verbas do próprio estabelecimento de ensino ou associação de pais, 11% beneficiaram do banco alimentar local, e 8,8% obtiveram apoio direto por parte das autarquias.

1 em cada 3 turmas em Portugal ainda não tem acesso a fruta gratuita na escola

No total, 35,3% das turmas de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico participantes no desafio Heróis da Fruta no ano letivo de 2022/2023 não tiveram acesso a frutas ou hortícolas distribuídas gratuitamente na escola.

O Novo estudo APCOI e ISAMB analisou os dados relativos a uma amostra de 21.773 alunos entre os 2 e os 13 anos de idade, de 586 estabelecimentos de ensino de todas as regiões de Portugal (continental e arquipélagos), participantes no projeto “Heróis da Fruta” – a maior iniciativa gratuita de educação alimentar do país, que conta com o apoio principal da ALDI.

Raquel Martins, nutricionista e investigadora do ISAMB/FMUL conclui que “neste estudo, a Madeira foi a localidade onde mais se reduziu a percentagem de crianças que não consumia frutas ou hortícolas diariamente e foi, ao mesmo tempo, a região em que as turmas mais relataram usufruir de fontes de financiamento para terem acesso gratuito a hortofrutícolas. Por outro lado, as crianças de Beja foram das que mais aumentaram o consumo diário de frutas ou hortícolas, apesar de esta ter sido uma das regiões com menor acesso gratuito a estes alimentos. Estes dados sugerem que o acesso gratuito a estes alimentos, por si só, não determina o aumento do seu consumo. Além da oferta alimentar, são necessárias ações específicas, que promovam o consumo de frutas e hortícolas nas escolas, como é o caso da iniciativa Heróis da Fruta.”

Diferenças nacionais no consumo diário de fruta na escola

A nível nacional, observou-se que 26,3% das crianças não consumia fruta diariamente na escola, antes de participar no projeto Heróis da Fruta.

A nível regional, verificou-se que as crianças dos Açores (40,8%), de Beja (40,4%) e de Bragança (40,0%) foram as que mais relataram não consumir fruta e hortícolas todos os dias, antes da intervenção. Logo em seguida Castelo Branco (31,3%), Évora (31,2%), Faro (30,7%), Viana do Castelo (30,2%), Porto (27,8%), Guarda (27,3%), Vila Real (27,1%), Braga (26,0%), Lisboa (25,4%), Leiria (25,2%), Viseu (24,7%), Setúbal (23,4%), Portalegre (23,3%), Coimbra (21,9%), Aveiro (20,5%), Santarém (19,2%) e Madeira (14,1%).

A nível municipal, os dados revelam diferenças ainda mais marcantes – em 33 municípios (dos 170 participantes) verificou-se que mais de 40% das crianças não consumia fruta diariamente na escola, sendo a realidade mais preocupante nos municípios de Ponte da Barca, Portel e Freixo de Espada à Cinta (percentagens superiores a 80%). Todavia, importa realçar que Portel e Freixo de Espada à Cinta fazem parte dos municípios onde mais se conseguiu reduzir a percentagem de crianças que não consumiam frutas todos os dias, no final da implementação do projeto.

Por outro lado, em 10 municípios (Alcanena, Arraiolos, Azambuja, Caminha, Nazaré, Santo Tirso, Seia, Sertã, Vila do Porto e Vila Verde) observaram-se indicadores bastante positivos, com todas as crianças participantes a consumir pelo menos uma porção de hortofrutícolas diariamente na escola.

Heróis da Fruta garantiu ingestão de pelo menos 1 milhão de porções de fruta e hortícolas nas escolas

Com a participação no desafio escolar Heróis da Fruta, a nível nacional, observou-se uma redução de 54,8% na percentagem de alunos que levava diariamente lanches pouco saudáveis para a escola (passando de 29,2% para 13,2% entre a primeira e a quinta semana da intervenção escolar).

À exceção da Madeira (onde nenhuma criança levava lanches poucos saudáveis para a escola antes da intervenção), verificou-se, em todas as regiões, uma redução no consumo diário de lanches menos nutritivos, após a implementação do projeto Heróis da Fruta. Castelo Branco (75,4%), Vila Real (75,0%) e Évora (72,2%) foram os distritos onde se registou a maior redução do consumo de alimentos pouco saudáveis ao lanche. Seguindo-se a região dos Açores (69,8%), Porto (62,4%), Braga (60,7%), Coimbra (57,8%), Faro (56,7%), Beja (56,7%), Guarda (56,7%), Santarém (53,4%), Aveiro (53,2%), Leiria (50,6%), Lisboa (50,0%), Setúbal (49,2%), Viana do Castelo (48,6%), Viseu (48,4%), Portalegre (43,2%) e Bragança (35,5%).

Quase metade das crianças participantes (48,5%) consumiram pela primeira vez, durante o desafio escolar Heróis da Fruta, pelo menos um hortofrutícola que nunca tinham experimentado antes.

Além disso, a nível nacional, entre a primeira e a última semana da intervenção, verificou-se um aumento de 3,8 pontos percentuais na proporção de crianças que cumpriu o desafio selecionado, passando de 77,5% para 81,3%. Os desafios mais escolhidos foram consumir uma ou duas porções de fruta ou hortícolas diariamente na escola (43,0% e 19,1% das turmas, respetivamente). Nesta edição do projeto Heróis da Fruta foram consumidas, pelo menos, 979.575 porções de fruta nas turmas participantes (assumindo que o consumo na semana 1 se manteve igual à semana 2, 3 e 4).

Mário Silva, presidente da APCOI, afirma que “desde 2011 a iniciativa Heróis da Fruta contribuiu ativamente para melhorar os hábitos alimentares de mais de 660 mil crianças, de todos os distritos e regiões de Portugal. Um sucesso que só é possível alcançar graças ao envolvimento de todos os parceiros que apoiam esta iniciativa.” A 13.ª edição do desafio escolar Heróis da Fruta é realizada, uma vez mais, com o apoio principal da ALDI. Mário Silva acrescenta que “na última edição, o projeto Heróis da Fruta registou um recorde de participação com mais de 80 mil alunos e chegou a 70% dos municípios portugueses. Este ano letivo queremos levar a iniciativa ainda mais longe”.

As inscrições para o ano letivo 2023/2024 já estão abertas para todas as turmas de pré-escolar e 1º ciclo de estabelecimentos públicos ou privados e podem ser feitas gratuitamente em www.heroisdafruta.com até ao final do mês de Outubro.

O relatório completo deste estudo será publicado simultaneamente nos sites oficiais da APCOI (http://www.apcoi.pt) e do ISAMB (http://isamb.medicina.ulisboa.pt) no dia 16 de outubro (Dia Mundial da Alimentação).

Leia também: Saiba qual é o truque utilizado pelos milionários para não pagar IMI e IMT nos centros das cidades

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia da Fonte da Telha.
Nacional

Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água

21:20 22 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Falhas no abastecimento de água continuam a afetar o turismo, com famílias a cancelar reservas e empresários a contabilizar prejuízos de milhares de euros

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Vieram do Brasil para matar ex-namorado da filha: fizeram turismo com o dinheiro roubado e foram detidos quando fugiam com sete malas

18:40 22 Julho, 2026 18:25 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trio terá atravessado o Atlântico para roubar e matar um empreiteiro no Porto. Depois do crime, fez compras e turismo em Lisboa

Algarve Cultura Saúde

Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral

22:54 22 Julho, 2026 22:54 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Picadinha da Coragem" transforma uma experiência pessoal numa mensagem de apoio, informação e esperança

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Praia da Fonte da Telha.
Nacional

Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água

21:20 22 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Falhas no abastecimento de água continuam a afetar o turismo, com famílias a cancelar reservas e empresários a contabilizar prejuízos de milhares de euros

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Vieram do Brasil para matar ex-namorado da filha: fizeram turismo com o dinheiro roubado e foram detidos quando fugiam com sete malas

18:40 22 Julho, 2026 18:25 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trio terá atravessado o Atlântico para roubar e matar um empreiteiro no Porto. Depois do crime, fez compras e turismo em Lisboa

Algarve, Cultura, Saúde

Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral

22:54 22 Julho, 2026 22:54 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Picadinha da Coragem" transforma uma experiência pessoal numa mensagem de apoio, informação e esperança

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Últimas Notícias

  • Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
    Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
  • Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
    Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
  • Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
    Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
  • Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
    Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
  • Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão
    Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento