O Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, em Olhão, esteve representado na entrega de galardões da 1ª edição do Prémio Gandhi, uma cerimónia que decorreu no passado dia 12 de outubro, no Templo da Comunidade Hindu, em Lisboa, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
O agrupamento olhanense foi um dos 30 distinguidos na 1ª edição deste prémio, com o projeto de intervenção comunitária “Ajuda Animal”.
Sob a responsabilidade das docentes Carla Cássio e Sílvia Domingos, este projeto inserido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi desenvolvido no último período do ano letivo 2020/2021 em todo o Agrupamento. Foi realizada uma campanha de angariação de alimentos e artigos de higiene e “produzidas” camas para animais, com restos de roupa usada. Toda a comunidade educativa participou, tendo a campanha envolvido 24 turmas do Agrupamento.
Com este projeto, o AEPPN concorreu ao Prémio Gandhi, cujo objetivo é reconhecer projetos de escolas que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.
Entre centenas de escolas participantes, o AEPPN foi distinguido com o galardão “Escola Gandhi”, numa cerimónia na qual esteve representado pelo diretor do Agrupamento, Carlos Gaspar, pela docente Carla Cássio e pela aluna Maria Júlia Fonseca.
A Direção do AEPPN agradece “a toda a comunidade escolar o empenho neste projeto, que se revelou um sucesso e com o qual foi possível ajudar a APAR, a Associação de Proteção dos Animais de Rua, sedeada em Moncarapacho e cujo trabalho voluntário de muitos torna possível a sobrevivência de centenas de animais abandonados no concelho de Olhão”.