O Ministério da Educação voltou este ano a aumentar o número de vagas para o concurso externo, que permite a integração nos quadros de educadores de infância e docentes, com um total de 3259 lugares disponibilizados.
De acordo com a portaria publicada na quinta-feira e divulgada pelo Ministério da Educação esta sexta-feira, o concurso destinado a educadores de infância e a professores dos ensinos básico e secundário para o ano letivo de 2022/2023 conta com 3259 vagas de quadro de zona pedagógica.
Depois de no ano passado ter aumentado o número de vagas em 278 % comparativamente ao anterior, passando de 872 vagas para 2424, os lugares disponíveis voltaram a aumentar, desta vez em 34,5% (mais 835 do que em 2021).
“O total de vagas a concurso corresponde a 2730 vagas da norma-travão acrescidas de 529 vagas nos quadros de zonas pedagógica e grupos de recrutamento mais deficitários”, refere o Ministério da Educação em comunicado. Os lugares correspondentes à norma-travão são destinados aos professores que já obtiveram três colocações anuais, em horário completo e para a mesma disciplina de forma consecutiva.
A mesma portaria fixou ainda uma dotação de 28 vagas para o ensino artístico especializado da música e da dança.
O concurso “tem em vista o preenchimento de vagas existentes nos quadros de zona pedagógica, bem como o preenchimento de necessidades temporárias através de mobilidade interna, de contratação inicial e das consequentes reservas de recrutamento”.
As candidaturas estão abertas a partir de hoje e podem ser apresentadas ao longo dos próximos sete dias úteis.