Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Ensino

Lagos: Freguesia da Luz inaugura novo centro escolar que custou 3.1 milhões de euros

Novo espaço escolar apresenta condições de estrutura e funcionalidade que permitirão satisfazer as exigências da “escola a tempo inteiro”

17:43 3 Agosto, 2021 13:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O “Centro Escolar da Luz, Lagos” foi inaugurado na última sexta-feira, culminando uma empreitada municipal de 3.1 milhões de euros que mereceu cofinanciamento do FEDER no âmbito do programa operacional CRESC Algarve 2020.

O novo espaço escolar – previsto na Carta Educativa de Lagos – apresenta condições de estrutura e funcionalidade que permitirão satisfazer as exigências da “escola a tempo inteiro”, proporcionando o acolhimento educativo dos alunos, com valências pedagógicas, socioeducativas e culturais, características dos centros escolares.

“No contexto do concelho e da própria região, esta intervenção foi assumida como um investimento prioritário, uma vez que a ampliação da capacidade da oferta permite acabar definitivamente com o horário escolar em regime duplo que ainda vinha sendo praticado na EB1 de Espiche, passando o horário normal a ser praticado em todos os estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, garantia de equidade e do sucesso educativo das crianças”, explica a autarquia lacobrigense em comunicado.

José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, tomou a palavra para enquadrar este evento na estratégia regional e referir – a propósito dos resultados preliminares dos Censos 2021 entretanto divulgados, que apontam para um crescimento expressivo da população residente no concelho e na freguesia da Luz em particular – que “mais população exige mais investimento na qualificação das infraestruturas escolares”. Partilhando alguns números referentes ao quadro financeiro 2014-2020, informou terem sido “financiados 18,6 milhões de euros, os quais alavancaram um investimento de 34 milhões de euros em intervenções como a remoção de amianto das escolas, a introdução da Escola Digital, os Territórios Educativos de Intervenção Prioritário (TEIP), os Centros Qualifica e as obras de requalificação e ampliação do parque escolar”.

Sobre a obra inaugurada, José Apolinário destacou o rigor na execução, a adoção de sistemas de aquecimento de águas com recurso a energias renováveis (painéis solares), uma solução que antecipa aquela que será a realidade dos serviços públicos num futuro próximo, e o facto do município, com este investimento, ter ajudado a aumentar a taxa de execução do programa regional.

O responsável pela gestão dos fundos comunitários na região acabou por deixar também alguma informações sobre os programas que aí vêm a caminho, designadamente o “Plano 21|23 Escola +”, plano integrado que visa a recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básicos e secundário.

O presidente da Câmara de Lagos, na sua intervenção, destacou o profissionalismo das diversas empresas envolvidas, desde a autoria do projeto e qualidade do mesmo, ao rigor na execução da empreitada e fiscalização de obra, permitindo que a obra ficasse concluída antes do término do prazo. Igual mensagem de reconhecimento e agradecimento foi dirigido a todas as entidades que acompanharam e apoiaram o município na concretização deste investimento, desde a CCDR Algarve, à DGESTE – Direção de Serviços do Algarve, à Junta de Freguesia, ao Agrupamento e aos próprios serviços e trabalhadores da Câmara de Lagos igualmente envolvidos. O bom desempenho nesta intervenção é, para Hugo Pereira, “a demonstração de que o Poder Local está preparado para receber e exercer as competências que têm sido transferidas, significando um salto qualitativo nos serviços prestados às populações”.

Na sua alocução dirigiu-se igualmente ao pessoal docente e não docente, destacando a sua nobre missão, assim como às crianças, aos pais e encarregados de educação, lamentando o facto de não ser possível estarem presentes na cerimónia, mas desejando o maior sucesso e felicidade para todos.

O autarca terminou a sua intervenção dando a conhecer algumas novas ações em curso, que têm como objetivo a ampliação dos estabelecimentos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do concelho, recordando que, independentemente de quem venha a ter essa responsabilidade, o foco terá de ser sempre o mesmo: “investir na educação das nossas crianças, na formação dos nossos jovens e na valorização a atualização profissional da população ativa, nunca foi, não é, nem nunca será um investimento perdido”.

O edifício agora inaugurado, e que entrará em funcionamento dentro de poucas semanas (no letivo 2021/2022), está dotado de oito salas distribuídas por dois pisos, quatro delas destinadas ao ensino básico, duas a jardim-de-infância, sendo que nas restantes funcionará um centro de apoio à aprendizagem, conforme teve oportunidade de referir José Lopes, presidente do AEJD, a cuja rede este estabelecimento passa a integrar. Cozinha, refeitório, sala polivalente, biblioteca, sala de professores, sala para o pessoal não docente, gabinete de atendimento aos pais, balneários e instalações sanitárias e áreas de serviço ocupam a restante área do espaço interior.

No exterior o recinto apresenta um polidesportivo, uma zona de recreio coberta e outra descoberta, com equipamentos diferenciados em função da faixa etária a que se destinam, uma área para a prática de jogos tradicionais, outra para horta pedagógica, espaços verdes e estacionamento. Todas estas áreas de recreio exterior estarão interligadas por rampas, garantindo a acessibilidade sem barreiras.

O novo equipamento foi edificado numa parcela de terreno municipal situada num ponto central, o que permite um acesso rápido a todos os aglomerados urbanos da freguesia, conforme destacou o presidente da Junta, João Rosado dos Reis, que não escondeu alguma nostalgia misturada com felicidade, por ver desativar as duas escolas anteriormente em funcionamento (Espiche e Luz), mas considerando esta mudança um passo gigante para a melhoria das condições de vida na freguesia.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Villa Extramuros, Arraiolos.
Nacional Vida & Lazer

“Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos

17:20 5 Julho, 2026 17:39 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Villa Extramuros, em Arraiolos, encerrou ao fim de 15 anos após a venda do imóvel, depois de ter sido distinguido com uma chave Michelin

Comboio parado na plataforma.
Algarve Nacional

Impacto das altas temperaturas obriga CP a interromper comboios temporariamente

16:15 5 Julho, 2026 18:19 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reconhecendo “os constrangimentos existentes”, a CP garante que “não está em causa a manutenção do ar condicionado dos comboios”

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Animais Nacional

Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado

19:30 5 Julho, 2026 17:26 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A caravela-portuguesa exige cuidados especiais, porque a sua picada pode ser muito dolorosa e, em alguns casos, grave

Gastronomia Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Villa Extramuros, Arraiolos.
Nacional, Vida & Lazer

“Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos

17:20 5 Julho, 2026 17:39 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Villa Extramuros, em Arraiolos, encerrou ao fim de 15 anos após a venda do imóvel, depois de ter sido distinguido com uma chave Michelin

Comboio parado na plataforma.
Algarve, Nacional

Impacto das altas temperaturas obriga CP a interromper comboios temporariamente

16:15 5 Julho, 2026 18:19 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reconhecendo “os constrangimentos existentes”, a CP garante que “não está em causa a manutenção do ar condicionado dos comboios”

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Animais, Nacional

Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado

19:30 5 Julho, 2026 17:26 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A caravela-portuguesa exige cuidados especiais, porque a sua picada pode ser muito dolorosa e, em alguns casos, grave

Gastronomia, Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Últimas Notícias

  • Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa
    Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa
  • Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura
    Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura
  • Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado
    Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado
  • Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
    Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
  • Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas
    Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

Opinião

  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
    Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal