O Projeto Cultural do Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL) dinamizou a “1ª Semana das Freguesias do Concelho de Olhão”, cujo tema escolhido, articulado entre todas as disciplinas, foi “O Património das Tradições, das Artes e dos Ofícios”.
A iniciativa, que contou com a colaboração dos presidentes de cada uma das Juntas de Freguesia, deu a conhecer, aos jovens estudantes e aos professores, as artes, as tradições, os ofícios, os feitos históricos, o património, as origens do nome, entre outras curiosidades.
Segundo a equipa do Projeto Cultural do Agrupamento, “os alunos escutaram os ensinamentos com atenção, colocaram questões pertinentes e saíram mais ricos em conhecimento e saber”.
O primeiro dia da 1ª Semana das Freguesias no AEFFL iniciou-se com a Junta de Freguesia de Olhão e contou com as participações do presidente Rui Gabriel e de Iolanda do Ó, que vieram falar sobre as artes, os ofícios, as tradições, a história, as competências, entre outros assuntos históricos, sociais e culturais da freguesia que representam.
O segundo dia contou com as participações do presidente Manuel Carlos e das administrativas Sara e Carinada da União de Freguesias de Moncarapacho/Fuseta.
No terceiro dia da Semana das Freguesias no AEFFL, a iniciativa contou com as participações de presidente Bruno Alves e de Cátia Gomes, da Junta de Freguesia de Quelfes, a mais populosa do concelho de Olhão.
O evento encerrou esta quinta-feira, com a participação da Junta de Freguesia de Pechão, através do seu presidente, professor Paulo Salero.
Para que servem as Freguesias
Esta 1ª Semana das Freguesias no AEFFL traduziu-se numa atividade “muito importante para os alunos do Agrupamento ficarem a conhecer o que é e para que servem as Freguesias, as suas artes, histórias e tradições de cada uma, bem como a sua divisão administrativa”.
Em 2020, o AEFFL aderiu ao Plano Nacional das Artes, garantindo o acesso da comunidade educativa à produção artística e cultural. O objetivo foi “operacionalizar o referido acesso através da construção do Projeto Cultural Agrupamento Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, criando um território de parcerias internas e externas para intervenção junto dos alunos, com um acompanhamento dos Ministérios da Cultura e da Educação.
Leia também: Concurso da variante à EN125 em Olhão está lançado e prevê investimento de 20.000.000€