A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve anunciou hoje um reforço de 400 mil euros para a formação de docentes e agentes de educação, através de um financiamento assegurado pelo programa CRESC Algarve2020.
A verba é assegurada com fundos europeus geridos pela CCDR/Algarve, no âmbito do Plano 21|23 Escola+ – Plano Integrado de Recuperação de Aprendizagens.
Segundo a CCDR/Algarve, o financiamento “tem em vista apoiar a formação dos docentes em áreas estratégicas para a recuperação das aprendizagens” afetadas pela pandemia da covid-19.
“A situação pandémica obrigou as comunidades educativas a medidas excecionais de organização e funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Não obstante todos os esforços empreendidos e medidas adotadas, são evidentes as perdas que se registaram nos processos de aprendizagem”, lê-se na nota.
Podem candidatar-se ao apoio de 400 mil euros os centros de formação de Agrupamentos de Escolas, a Direção-Geral de Educação e o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), num total de 1.143 docentes, sendo a taxa de cofinanciamento pelo Fundo Social Europeu de 80%.