No ano em que celebra o seu 30º aniversário, a escola profissional IDS tem um novo curso, quatro novos embaixadores, um ciclo de 30 palestras e várias iniciativas a decorrer ao longo do ano letivo.
A grande novidade de 2022/2023 é o novo Curso de Mediador/a Intercultural, que procura responder às necessidades do mundo atual. Mais do que nunca, é preciso profissionais com formação para responder aos desafios de inclusão de refugiados e minorias em Portugal.
O cantor Dino d’Santiago, que recentemente ganhou o Globo de Ouro para melhor intérprete, aceitou o convite para ser o embaixador deste o novo curso e foi à escola para conhecer os alunos do primeiro ano.
Para o conceituado curso de Intérprete Ator/Atriz foi convidada a talentosa atriz Lídia Franco. Já o Curso de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva tem como embaixador o ex-árbitro Duarte Gomes e o Curso de Técnico de Serviços Jurídicos conta com o advogado Carlos Pinto de Abreu (Abreu Advogados).
Ainda no âmbito das celebrações dos 30 anos de atividade enquanto escola de ensino profissional, o IDS deu início a um ciclo de 30 palestras, intitulado “Círculo Dourado”, começando por convidar Nelson Fortes Lima e Fernando Nunes, mentores do Projeto 1% More. Neste primeiro encontro, que decorreu sob o lema “Dorme para Sonhar, Acorda para Realizar”, a mensagem dirigida aos estudantes traduziu a ideia de que o caminho passa por nunca desistir.
Como a motivação e o bem-estar dos alunos são preocupações constantes do IDS, a escola profissional dinamiza outra palestra esta quarta-feira, desta vez a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental. A partir das 14:30, o espaço exterior vai receber Francisca Pais e Marta Rebelo, duas médicas psiquiatras e ouvir dois poderosos testemunhos de alunas que estão a superar distúrbios alimentares.
Como a saúde mental é um tema cada vez mais relevante na camada jovem, o IDS pretende sensibilizar para a sua importância e para o impacto que tem no nosso dia a dia, assim como desmistificar a psiquiatria e o recurso à mesma.
O IDS orgulha-se “dos seus 30 anos de existência e tudo faz para honrar a sua matriz assente no respeito por valores de igualdade, inclusão, humanismo, solidariedade e sustentabilidade ambiental, que funcionam como guia e fonte de inspiração”.