As bibliotecas públicas têm vindo, ao longo do tempo, a assumir um papel de cariz social cada vez mais diversificado, criativo e de notável e exemplar relevo.
Nesse âmbito, e como exemplo do mesmo, a Biblioteca Municipal Vicente Campinas de Vila Real de Santo António criou, no ano de 2019, o Clube Malha de Letras. Desde o seu início, o projeto foi anunciado com a frase: “Tricotando histórias: a malha, o tricot, o saber fazer de outros tempos entrelaçando a literatura de todas as épocas”. Tendo interrompido a sua atividade durante a pandemia, viria a retomá-la no ano de 2021. Desde então, o clube permanece ativo e dinâmico até aos dias de hoje.
O Clube Malha de Letras reúne-se, atualmente, duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras à tarde. Este clube foi criado com o firme propósito de vir a ser um espaço de encontro intergeracional e de partilha de saberes de outros tempos e da atualidade. O tricot, o crochet e o macramé, entre outras técnicas, foram dando forma a trabalhos criativos, artísticos e diversificados, sempre com um propósito de cariz social e solidário e primando, a todo o tempo, pelo esmero e dedicação dos seus membros.
Desta forma, diferentes instituições foram já contempladas com aquilo que foi o fruto do trabalho desenvolvido no seio deste clube:
- O Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar de Algarve, em Portimão, recebeu vestuário para bebés prematuros, primorosamente executado;
- Os lares da terceira idade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António foram contemplados com mantas coloridas para os idosos usarem e assim alegrarem os seus dias;
- O Refúgio Aboim Ascensão recebeu brinquedos e gorros para as crianças que acolhe;
- O Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António foi contemplado com bens alimentares e de higiene recolhidos através da criação de uma árvore de Natal em crochet, sob a qual a população deixou os seus contributos;
- A casa de acolhimento temporário Uma Porta Amiga, em Tavira, recebeu roupas de casa e também artigos vários de decoração que contribuíram para um maior conforto das crianças e jovens acolhidos por esta instituição. Os mesmos foram recolhidos sob uma árvore de Natal decorada a crochet, na qual se reuniram as doações de particulares e comerciantes de Vila Real de Santo António;
- A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim recebeu fundos angariados através da venda de materiais variados e muito criativos, produzidos no clube e colocados em diversos estabelecimentos, em Vila Real de Santo António;
- A Associação Ajuda de Berço foi contemplada com bonecos e brinquedos, feitos em crochet, destinados a alegrar a vida das crianças a quem a instituição presta apoio.
- Crianças carenciadas do concelho de Vila Real de Santo António receberam bonecos e brinquedos feitos em crochet, numa ação que contou com a colaboração da Divisão de Ação Social do Município de Vila Real de Santo António para a identificação das mesmas.
O Clube Malha de Letras é pois uma experiência com frutos que revertem para instituições de solidariedade social e para a população mais carenciada, mas também com frutos que revertem para os seus próprios membros, no plano do convívio, do desenvolvimento da criatividade artística, da partilha de conhecimento, da construção de amizades e do crescimento pessoal.
Com um número crescente de membros, ao longo dos anos, o Malha de Letras tece uma malha que enlaça o são convívio, o esmero e a criatividade com uma prestação democrática, cívica e social de relevância para todos, na comunidade.
Maria Assunção Constantino ([email protected])
e Mariana Ornelas do Rego ([email protected])
(Biblioteca de Vila Real de Santo António Vicente Campinas)