O Projeto Clube de Jovens de Faro, dinamizado pela Sê Mais Sê Melhor e financiado pelo Prémio BPI | Fundação “La Caixa” Infância 2022, fez seis meses e encontra-se em expansão em termos da sua intervenção, mantendo o foco na missão contínua de apoiar a comunidade local.
Até setembro, mais de 70 crianças e jovens do concelho tiveram oportunidade de usufruir de centenas de horas de atividades gratuitas e personalizadas para as suas necessidades.
“O concelho de Faro enfrenta desafios significativos no que diz respeito à inclusão social e escolar de crianças e jovens provenientes de contextos desfavorecidos ou de risco, como seja de bairros sociais, imigrantes, refugiados, etnia cigana, Necessidades Específicas, entre outras”, afirma a associação Sê Mais Sê Melhor.
“Questões como o acesso a metodologias de educação específicas e personalizadas, a falta de recursos familiares, ausência de resposta acessível para as famílias mais desfavorecidas, acentuadas disparidades socioeconómicas e situações de discriminação são obstáculos que afetam gravemente o desenvolvimento destas gerações”, refere.
Para fazer face a estas situações, o Clube de Jovens de Faro, com o apoio do IPDJ, do Município de Faro e da Junta de Freguesia de Faro tem-se transformado num pilar fundamental na luta contra essas desigualdades.
Através de um horário ampliado de atuação o projeto permite colmatar as necessidades de crianças e jovens até às 20:00, sublinhando-se a retirada destas crianças de situações de negligência por ausência de um adulto de referência.
Diariamente, o clube tem uma equipa técnica e voluntária especializada e disponível, que utiliza metodologias e atividades personalizadas para alcançar objetivos de desenvolvimento e aprendizagem específicos para cada criança, através da arte, desporto, cidadania, gamificação e apoio individualizado.
O trabalho com as crianças e jovens é fortificado pela intervenção com as famílias para uma parentalidade mais positiva, oferecendo orientação e recursos para melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de desvantagem.
Todas estas conquistas foram possíveis graças ao estabelecimento de colaborações significativas com empresas locais, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino, ampliando as oportunidades de crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens atendidos.
O Clube de Jovens continua “a comprometer-se com a melhoria das condições de vida e educação das crianças e jovens desfavorecidos em Faro. Para o futuro, planeamos expandir nossos esforços, fortalecer parcerias e promover a inclusão social e escolar de ainda mais crianças”, finaliza a Sê Mais Sê Melhor.
Leia também: Faro aprova empréstimo até 16.400.000€ para realizar investimentos estruturantes