Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Ensino

Associação Cultural Artística de Tavira promove atividades de tempos livres para crianças do 1.ª ciclo de ensino básico

Após as aulas e nos períodos de pausa escolar, as crianças poderão realizar diversas atividades lúdicas e educativas, brincar e explorar outros contextos, sob a orientação de educadores sociais e de acordo com o programa elaborado pela equipa multidisciplinar que inclui também uma psicóloga clínica

11:39 20 Agosto, 2021 13:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As “Oficinas com Vida” – Atividades de Tempos Livres, destinadas a crianças do 1.ª ciclo de ensino básico do concelho de Tavira, têm início no dia 1 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 15:00 às 19:00

Esta iniciativa é realizada no âmbito do eixo “Intervenção / Desenvolvimento Pessoal e Social e Prevenção do Abandono Escolar” do projeto “TAVIANIMA – Formar Gerações – Capacitar para Des-Envolver”, promovido pela Associação Cultural Artística de Tavira (ACAT), cofinanciado pelo Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020 e com o apoio do Município de Tavira.

Com este projeto a ACAT pretende “dar o seu contributo e constituir uma mais-valia nas respostas sociais a disponibilizar no concelho de Tavira”. Segundo explica a associação em comunicado de imprensa, as oficinas pretendem “permitir um maior equilíbrio entre trabalho, família e lazer dos pais, contribuindo, simultaneamente, para um crescimento saudável das crianças”, pretende também “o bem-estar das crianças e famílias incentivando a uma comunicação empática, promover aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento cognitivo/comportamental e relacional da criança para além do currículo escolar, e proporcionar aos pais, crianças e famílias dinâmicas relacionais mais saudáveis”.

Assim, serão realizadas um conjunto de ações, dando resposta às necessidades de ocupação dos tempos livres, mediante atividades educativas que promovam a inter-relação e o respeito pelo outro, fomentando e transmitindo valores mediante recursos lúdicos.

Após as aulas e nos períodos de pausa escolar, as crianças poderão realizar diversas atividades lúdicas e educativas, brincar e explorar outros contextos, sob a orientação de educadores sociais e de acordo com o programa elaborado pela equipa multidisciplinar que inclui também uma psicóloga clínica.

Será dada oportunidade às crianças de explorarem sentimentos e emoções, mediante partilha de vivencias nas “conversas de almofada”, será proporcionada orientação na realização de trabalhos de casa; serão realizadas experiências divertidas, aquando da visita espontânea da “cientista maluca” (personagem criado pela associação), bem como outros laboratórios criativos, pintura facial pelos nossos pequenos artistas, ou atividades como “música à flor da pele” (com a ajuda da música o corpo trabalha as emoções), pequenas dramatizações, artes plásticas, entre outras atividades que fomentem a criatividade das crianças.

Através desta iniciativa pretende-se valorizar as práticas educativas com recurso a dinâmicas de grupo, jogos didáticos e educativos, brincadeiras, bem como incentivar a prática dos jogos tradicionais, não obstante a vertente tecnológica e interativa que também integram a programação destas atividades de tempos livres“Oficinas com Vida”.

“Pretendemos incutir inovação nas metodologias utilizadas e nos conteúdos a trabalhar com as crianças”, explica a Associação Cultural Artística de Tavira , acrescentando que “para além do brincar livre, haverá sessões de literatura infantil que podem constituir uma forma de abordar temas delicados forma lúdica, dialogando diretamente com o imaginário, os livros infantis são capazes de fazer uma ponte entre terapeuta/psicólogo e criança/família, tratando a temática desejada de forma leve”.

De acordo como o programa previsto, serão realizadas atividades diferenciadoras, nomeadamente ao nível das diversas formas de expressão artística, atividades educativas e, pontualmente, atividades de índole mais espiritual tais como meditação, yoga, musicoterapia que visam a promoção da saúde e do bem-estar físico e emocional. Pretende-se também, de futuro, vir a trabalhar as relações familiares de forma a criar momentos de conhecimento mútuo entre pais e filhos e explorar emoções e afetos.

As atividades vão decorre, maioritariamente, na sede da ACAT, sita na Rua Tenente Coronel Melo Antunes, n.º 1 B r/c, em Tavira.

Os interessados em mais informações ou inscrição devem contactar o telemóvel 925 255 422, consultar o website: acat-tavira.webnode.com, ou ainda solicitá-las através do email: [email protected].

Todas as atividades programadas seguem as recomendações e medidas de prevenção da Covid-19 pela DGS.

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Piloto deixa avioneta, documentos e dois mil euros após aterragem em Serpa

08:15 6 Outubro, 2026 08:15 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Judiciária investiga caso cujo piloto da avioneta pediu que não chamassem as autoridades e abandonou o local de táxi

Algarve Política

Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro

10:10 6 Outubro, 2026 10:11 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão ficou marcada por decisões sobre transportes, creches, clima, Cinema Ossónoba e um empreendimento hoteleiro de quatro estrelas

Cultura Desporto Economia Opinião

A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos

10:45 6 Outubro, 2026 10:51 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez ainda não sejamos um país de terceiro mundo. Mas, olhando para certas coisas, parece que estamos a trabalhar nisso com uma admirável dedicação"

Fatia de bolo num prato.
Algarve

“Um prato não chega sozinho à mesa”: restaurante no Algarve responde a cliente que criticou cobrança de 1,50€ por prato para servir bolo de anos

08:50 6 Outubro, 2026 08:08 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Cliente criticou a cobrança pelo serviço de um bolo trazido de fora, mas o restaurante algarvio explicou o que está incluído nos 1,50 euros

Notas e moedas espalhadas.
Economia Nacional

Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa

09:20 6 Outubro, 2026 09:14 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Governo inicia esta terça-feira as negociações salariais para 2027: sindicatos querem elevar o salário mínimo do Estado para 1.050 euros

Parque de Lazer da Mata da Conceição.
Algarve Animais

Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano

10:20 6 Outubro, 2026 09:22 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Tavira, um parque com cerca de 40 hectares permite observar gamos, percorrer trilhos e aproveitar gratuitamente uma extensa zona verde

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas

09:40 6 Outubro, 2026 09:31 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade mantém-se esta terça e quarta-feira, com aguaceiros e possibilidade de trovoada: veja quais as regiões mais afetadas

Desporto Economia Ensino Opinião Política Saúde

Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão

09:30 6 Outubro, 2026 09:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto discutimos quem ficou de fora da seleção, há portugueses a ficar de fora de coisas muito mais importantes"

Opinião

Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães

07:30 6 Outubro, 2026 10:55 5 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A fome também pode existir no meio da abundância, escondida atrás de portas fechadas, contas por pagar e frigoríficos vazios"

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Idoso no médico.
Algarve Saúde

Nesta cidade algarvia há transporte gratuito para quem precisa de ir a consultas e exames se cumprir estes requisitos

16:10 5 Outubro, 2026 21:33 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O programa Saúde em Movimento assegura deslocações gratuitas a unidades públicas de saúde para munícipes de Vila Real de Santo António

Gastronomia Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber

10:00 6 Outubro, 2026 09:56 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O pagamento anual destinado a este grupo de reformados chega já em outubro e apresenta novos valores em 2026

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Piloto deixa avioneta, documentos e dois mil euros após aterragem em Serpa

08:15 6 Outubro, 2026 08:15 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Judiciária investiga caso cujo piloto da avioneta pediu que não chamassem as autoridades e abandonou o local de táxi

Algarve, Política

Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro

10:10 6 Outubro, 2026 10:11 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão ficou marcada por decisões sobre transportes, creches, clima, Cinema Ossónoba e um empreendimento hoteleiro de quatro estrelas

Cultura, Desporto, Economia, Opinião

A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos

10:45 6 Outubro, 2026 10:51 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez ainda não sejamos um país de terceiro mundo. Mas, olhando para certas coisas, parece que estamos a trabalhar nisso com uma admirável dedicação"

Fatia de bolo num prato.
Algarve

“Um prato não chega sozinho à mesa”: restaurante no Algarve responde a cliente que criticou cobrança de 1,50€ por prato para servir bolo de anos

08:50 6 Outubro, 2026 08:08 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Cliente criticou a cobrança pelo serviço de um bolo trazido de fora, mas o restaurante algarvio explicou o que está incluído nos 1,50 euros

Notas e moedas espalhadas.
Economia, Nacional

Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa

09:20 6 Outubro, 2026 09:14 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Governo inicia esta terça-feira as negociações salariais para 2027: sindicatos querem elevar o salário mínimo do Estado para 1.050 euros

Parque de Lazer da Mata da Conceição.
Algarve, Animais

Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano

10:20 6 Outubro, 2026 09:22 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Tavira, um parque com cerca de 40 hectares permite observar gamos, percorrer trilhos e aproveitar gratuitamente uma extensa zona verde

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas

09:40 6 Outubro, 2026 09:31 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade mantém-se esta terça e quarta-feira, com aguaceiros e possibilidade de trovoada: veja quais as regiões mais afetadas

Desporto, Economia, Ensino, Opinião, Política, Saúde

Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão

09:30 6 Outubro, 2026 09:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto discutimos quem ficou de fora da seleção, há portugueses a ficar de fora de coisas muito mais importantes"

Opinião

Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães

07:30 6 Outubro, 2026 10:55 5 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A fome também pode existir no meio da abundância, escondida atrás de portas fechadas, contas por pagar e frigoríficos vazios"

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Idoso no médico.
Algarve, Saúde

Nesta cidade algarvia há transporte gratuito para quem precisa de ir a consultas e exames se cumprir estes requisitos

16:10 5 Outubro, 2026 21:33 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O programa Saúde em Movimento assegura deslocações gratuitas a unidades públicas de saúde para munícipes de Vila Real de Santo António

Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber

10:00 6 Outubro, 2026 09:56 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O pagamento anual destinado a este grupo de reformados chega já em outubro e apresenta novos valores em 2026

Últimas Notícias

  • Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano
    Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano
  • Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro
    Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro
  • Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber
    Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber
  • Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas
    Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas
  • Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa
    Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa

Opinião

  • A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos
  • Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão
    Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão
  • Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães
    Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal