As “Oficinas com Vida” – Atividades de Tempos Livres, destinadas a crianças do 1.ª ciclo de ensino básico do concelho de Tavira, têm início no dia 1 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 15:00 às 19:00
Esta iniciativa é realizada no âmbito do eixo “Intervenção / Desenvolvimento Pessoal e Social e Prevenção do Abandono Escolar” do projeto “TAVIANIMA – Formar Gerações – Capacitar para Des-Envolver”, promovido pela Associação Cultural Artística de Tavira (ACAT), cofinanciado pelo Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020 e com o apoio do Município de Tavira.
Com este projeto a ACAT pretende “dar o seu contributo e constituir uma mais-valia nas respostas sociais a disponibilizar no concelho de Tavira”. Segundo explica a associação em comunicado de imprensa, as oficinas pretendem “permitir um maior equilíbrio entre trabalho, família e lazer dos pais, contribuindo, simultaneamente, para um crescimento saudável das crianças”, pretende também “o bem-estar das crianças e famílias incentivando a uma comunicação empática, promover aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento cognitivo/comportamental e relacional da criança para além do currículo escolar, e proporcionar aos pais, crianças e famílias dinâmicas relacionais mais saudáveis”.
Assim, serão realizadas um conjunto de ações, dando resposta às necessidades de ocupação dos tempos livres, mediante atividades educativas que promovam a inter-relação e o respeito pelo outro, fomentando e transmitindo valores mediante recursos lúdicos.
Após as aulas e nos períodos de pausa escolar, as crianças poderão realizar diversas atividades lúdicas e educativas, brincar e explorar outros contextos, sob a orientação de educadores sociais e de acordo com o programa elaborado pela equipa multidisciplinar que inclui também uma psicóloga clínica.
Será dada oportunidade às crianças de explorarem sentimentos e emoções, mediante partilha de vivencias nas “conversas de almofada”, será proporcionada orientação na realização de trabalhos de casa; serão realizadas experiências divertidas, aquando da visita espontânea da “cientista maluca” (personagem criado pela associação), bem como outros laboratórios criativos, pintura facial pelos nossos pequenos artistas, ou atividades como “música à flor da pele” (com a ajuda da música o corpo trabalha as emoções), pequenas dramatizações, artes plásticas, entre outras atividades que fomentem a criatividade das crianças.
Através desta iniciativa pretende-se valorizar as práticas educativas com recurso a dinâmicas de grupo, jogos didáticos e educativos, brincadeiras, bem como incentivar a prática dos jogos tradicionais, não obstante a vertente tecnológica e interativa que também integram a programação destas atividades de tempos livres“Oficinas com Vida”.
“Pretendemos incutir inovação nas metodologias utilizadas e nos conteúdos a trabalhar com as crianças”, explica a Associação Cultural Artística de Tavira , acrescentando que “para além do brincar livre, haverá sessões de literatura infantil que podem constituir uma forma de abordar temas delicados forma lúdica, dialogando diretamente com o imaginário, os livros infantis são capazes de fazer uma ponte entre terapeuta/psicólogo e criança/família, tratando a temática desejada de forma leve”.
De acordo como o programa previsto, serão realizadas atividades diferenciadoras, nomeadamente ao nível das diversas formas de expressão artística, atividades educativas e, pontualmente, atividades de índole mais espiritual tais como meditação, yoga, musicoterapia que visam a promoção da saúde e do bem-estar físico e emocional. Pretende-se também, de futuro, vir a trabalhar as relações familiares de forma a criar momentos de conhecimento mútuo entre pais e filhos e explorar emoções e afetos.
As atividades vão decorre, maioritariamente, na sede da ACAT, sita na Rua Tenente Coronel Melo Antunes, n.º 1 B r/c, em Tavira.
Os interessados em mais informações ou inscrição devem contactar o telemóvel 925 255 422, consultar o website: acat-tavira.webnode.com, ou ainda solicitá-las através do email: [email protected].
Todas as atividades programadas seguem as recomendações e medidas de prevenção da Covid-19 pela DGS.