Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, Inês Ye, Mafalda Ferreira, Tatiana Revez e Tomás Domingos, acompanhados pelos professores Emanuel Bettencourt e Pedro Ramalhete, participaram na mobilidade à República Checa, cidade de Liberec, através do projeto Erasmus+ “School building for better everyday school life”.
A mobilidade decorreu entre 3 e 9 de outubro, com o tema “School building”, onde o edifício escolar é o factor importante para melhorar o dia a dia dos alunos na escola.
Neste projeto os alunos prepararam uma apresentação abordando temas como a evolução do ensino em Portugal, o presente edifício escola e a sua história, tendo feito uma maquete volumétrica da escola.
Durante a semana, os alunos realizaram atividades pedagógicas, nomeadamente visitas a museus, universidades, monumentos históricos, nas cidades de Praga, Kutná Hora e Polná, assim como trabalho colaborativo em equipas internacionais, modelando em 3D as escolas dos países parceiros.
“Os objetivos da mobilidade foram atingidos e concedeu aos alunos a oportunidade de crescimento pessoal, de convívio, de aprendizagem e de conhecimento de outras realidades”, explica o agrupamento de escolas.
Após a situação pandémica vivida por todos os parceiros, o espaço sala de aula tornou-se uma preocupação em todos os países europeus, e o redesenhar da sala de aula será o mote para a próxima mobilidade que decorrerá em Poznan, na Polónia.