O Lota Cool Market estará de regresso à zona ribeirinha de Portimão entre 5 e 9 de julho. A edição deste ano assenta na consciencialização ambiental e preservação do meio aquático, sob o tema “Blue Fever”.
O evento decorrerá das 18:00 à 01:00 e aumenta a área ocupada, prometendo mais dinamismo, nomeadamente no Jardim Visconde Bivar através do Young Cool Vibe. Este espaço é dedicado a cinco jovens artesãos, um por cada final de tarde, que em pequenos workshops demonstrarão a sua arte ‘cool’ na ótica do mar, do surf e da proteção dos oceanos.
Como é habitual, funcionará uma zona de restauração composta por 12 foodtrucks e pequenos veículos. Enquanto no largo fronteiro à antiga Lota vão marcar presença três dezenas de artesãos e produtores locais. O que fará com que a oitava edição do Lota Cool Market registe um acréscimo de criativos nacionais com produtos originais, feitos à mão. Esta montra é uma excelente oportunidade para que promovam a sua oferta junto do grande público.
Choque Frontal ao Vivo receberá concertos todas as noites
Do mesmo modo, nessa área vai funcionar o palco Choque Frontal ao Vivo, dinamizado pelo popular programa radiofónico da Alvor FM, que receberá concertos todas as noites. A 5 de julho sobem ao palco Filipa Sousa e Mário Inácio (20:00) e Brasa Doirada (22:00). No dia 6 de julho João Vila Nova e André Pereira (20:00) e Fernando Leal & Banda (22:00). Já no dia 7 de julho Macadamia (20:00) e Domingos Caetano, dos Íris (22:00); 8 de julho – Carmen Danen (20:00) e Tércio Nanook “One man show” (22:00). Dia 9 de julho – José Francisco (20:00) e Knightriders / Tributo Anos 80 (22:00).
Nos diversos foodtrucks existentes, os visitantes poderão consumir street food para todos os gostos, entre comida vegan e vegetariana, até hambúrgueres, hot dogs, pizza. Assim como empanadas e crepes doces e salgados, tripas de Aveiro, waffles belgas, brigadeiros e gelados soft. Para acompanhar, não faltarão a marca de gin alentejana Black Pig, a ginja em copinhos de chocolate, licores algarvios Granny’s Flavor e os melhores vinhos.
Quanto ao artesanato e novo design, as marcas presentes inspiram à reutilização e reciclagem de materiais, assim como à preservação aquática que, através da arte, ganham vida nova. No Lota Cool Market há produtos como peças em crochê e macramê, vestuário, bijuteria botânica e cosmética natural, entre outros.
Carrinha pão de forma serve de Photobus para captar boas recordações
Por outro lado, a Happy Van apresentará uma carrinha pão de forma que serve de Photobus para captar boas recordações do evento. Não vão faltar pinturas com tinta de henna e insufláveis para as crianças.
De novo considerado um ecoevento graças à parceria com a Algar, no Lota Cool Market será estimulada a prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos. Através da separação de embalagens e a recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem das quantidades produzidas no recinto.
Estão, assim, reunidas as condições para cinco dias de criatividade num ambiente descontraído, que convidam os visitantes a passar bons momentos.
“O Lota Cool Market é já uma referência e tem vindo a conquistar cada vez mais público pelo seu espírito jovem e descontraído, além de ser um evento amigo do meio ambiente. Queremos dar um ‘salto’ e, por isso, a nossa aposta em ocupar mais área e oferecer mais momentos de animação”, realça a organização, a cargo da Associação Teia D’Impulsos.
O evento conta com a parceria do Município de Portimão e os apoios do Portos de Sines e do Algarve, Luís Pinto Mediação Seguros, EMARP, Super Bock. Bem como dos Vinhos do Algarve, Visit Algarve, Prime Digital, Choque Frontal ao Vivo, Sul Informação, Tomorrow e Alvor FM.