A curta-metragem “(MU)dança”, realizada por Raul Curvelo e Maria Dias, estreou-se esta terça-feira no cinema NOS no Gran Plaza de Tavira e pode ser vista à 20:45, esta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, gratuitamente.
A direção artística pertence a Joana Baltazar, responsável pela Escola de Dança em Tavira D’Dance Company, e a edição vídeo da curta-metragem é do videógrafo Raul Curvelo, um jovem algarvio promissor, com colaborações em projetos com os músicos Dino D’Santiago e Diogo Piçarra, ambos igualmente algarvios.
A curta-metragem assenta na premissa de que “tudo quanto vive, vive porque muda”. Segundo Joana Baltazar, (MU)dança é “um projeto artístico e performativo inspirado nas grandes mudanças da vida. Visa promover a reflexão e introspeção sobre a nossa caminhada enquanto seres sociais, críticos, biológicos e artísticos”.
O elenco é composto por vários bailarinos da D’Dance Company e, como explica Joana Baltazar ao POSTAL, o filme assenta na “visão do bailarino sobre a cidade de Tavira e sobre os desassossegos de Fernando Pessoa e o seu heterónimo Álvaro de Campos” que são pontos “focados dentro da nossa arte que é o movimento (dança) e a música”.
Este projeto, desenvolvido no âmbito da Viva a Primavera 2023, teve o apoio da Câmara Municipal de Tavira, dos cinemas NOS e do Gran Plaza de Tavira.
Leia também: Carlos Neto falará da importância de brincar em “Educar para um melhor futuro”, em Portimão