A Academia de Ballet Contemporâneo (ABC) de Vila Real de Santo António, participou no passado fim de semana, na semifinal do Global Dance Open, que decorreu no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, tendo arrecadado 8 prémios.
O Global Dance Open é um campeonato mundial de dança de competição composto por uma série de rondas qualificatórias ao nível de cada país participante, iniciadas já no passado mês de agosto, rumo às finais internacionais, sendo que nesta edição se irão realizar em Portugal, no próximo ano de 2022.
As qualificatórias em cada país realizam-se virtualmente ou ao vivo, sendo que em Portugal aconteceram nos passados dias 29, 30 e 31, em Lagoa.
A Academia de Ballet Contemporâneo (ABC) fez-se representar nas qualificatórias, tendo arrecadado, ao longo dos 3 dias de atuações, 8 prémios: 1º lugar na categoria Solo Contemporâneo Intermédio, com a coreografia “Fine Line”; 2º lugar na categoria Solo Contemporâneo Mini, com a coreografia “Viagem”; 2º lugar na categoria Grupo Contemporâneo Mini, com a coreografia “Pretty Little Liars”; 2º lugar na categoria Grupo Contemporâneo Júnior, com a coreografia “Lacrimosa”; 2º lugar na categoria Grupo Contemporâneo Sénior, com a coreografia “Connections”; 3º lugar na categoria Ballet, com a coreografia “Bonecas Bebé”; 3º lugar na categoria Solo Contemporâneo, com a coreografia “H-Beat”; 3º lugar na categoria Dueto Contemporâneo Júnior, com a coreografia “Double View”.
A ABC ficou então apurada para as finais, em 2022, uma vez que a aluna Ariana Emídio conseguiu uma pontuação de 95,83 pontos com a coreografia “Fine Line”, conquistando o 1º lugar na categoria Solo Contemporâneo Intermédio.
“Esta é uma excelente experiência que leva toda a comunidade da dança a conectar-se a nível global, a criar e a competir em frente a plateias internacionais e profissionais de primeira classe. De maneira a proporcionar uma competição com o mais alto nível de qualidade a todos os estilos de dança”, explica a Academia de Ballet Contemporâneo.
O Global Dance Open tem parcerias com instituições e líderes da indústria. Nas últimas finais, o GDO ofereceu mais de 250,000€ em bolsas de estudo internacionais e contratos em companhias, escolhidos pelo júri de renome mundial. São convidados a participar bailarinos com idades entre 6-24 anos, com os estilos Ballet, Contemporâneo, Jazz, Lírico, Folclore, Hip-hop e Comercial. As qualificatórias ao nível dos mais de 30 países participantes irão continuar até ao segundo trimestre do próximo ano, altura em que se realizarão as finais, em Portugal.
A ABC foi fundada em 2016, em Vila Real de Santo António, tendo já arrecadado, ao longo dos últimos anos, prémios em várias competições nacionais e internacionais.