Os hotéis e os empreendimentos turísticos no Algarve facturaram mais 8,4% em Novembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2015, revelou esta segunda-feira a maior associação de hoteleiros da região.
“O volume de vendas subiu 8,4%” relativamente ao mesmo mês de 2015, informou a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) no balanço mensal provisório da actividade do sector, sem indicar o valor total.
A taxa de ocupação global média/quarto acompanhou o aumento do volume de vendas, tendo registado um crescimento de 4,1 pontos percentuais, situando-se nos 45,3%, verificando-se igualmente uma subida de 3,7 pontos percentuais na taxa de ocupação/cama.
Segundo a AHETA, os mercados que mais contribuíram para o aumento do turismo na região durante o mês de Novembro, foram o britânico (mais 3,6 pontos percentuais – p.p.), o francês (+0,8 p.p.) e o alemão (+0,7 p.p.).
“Os mercados português (-0,7 p.p.) e espanhol (-0,3 p.p.) registaram descidas, na linha do que vem acontecendo desde o início do ano”, indicou a associação.
Os maiores crescimentos ocorreram em Albufeira (+12 p.p.) e Lagos/Sagres (+11,2 p. p.).
De acordo com a associação dos hoteleiros, “desde o início do ano, a taxa de ocupação/quarto regista uma subida de 6,7% e o volume de negócios de 12,1%”.