A Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, transformou-se, na noite desta sexta-feira, num verdadeiro mundo das ‘urban arts’. Um skate park, ‘dj battles’, uma exposição artística e muita música à mistura levaram ao rubro centenas de jovens, no primeiro festival totalmente dedicado às artes urbanas no Algarve.
A noite iniciou com uma batalha de ‘Djing’, onde reinou o hip hop, mixado por xxoy. e ZINKO, ambos a marcarem presença também no palco principal, cuja abertura ficou a cargo de Dj Karussa. No final da actuação, o jovem talento de Monte Gordo confessou ao POSTAL estar “muito contente” com a experiência. “Foi ‘top’, esta é mesmo a minha praia, e o pessoal foi espectacular, senti que gostou do que eu toquei”, disse o dj escolhido pelo público para actuar no festival.
O set da dupla Alpha Heroes deu lugar ao momento mais aguardado da noite, por volta das 2 horas, quando Putzgrilla subiram ao palco e electrizaram os festivaleiros com os temas mais populares do grupo. A dança frenética de Carla Maximum, jactos de fumo e subidas ao palco marcaram o concerto do quarteto.
A maratona de música de influência urbana terminou na antiga fábrica da cerveja por volta das 4 horas, com Ninja Kore no ‘Main Stage’, e XIMA no ‘Jungle Terror’, mas prolongou-se até às 6 com a ‘After Party’ no Prestige Club, a cargo de Dj SirHound.
A área ‘Xtreme Lounge’ foi ainda palco dos mais variados truques de skate, que incluiu um concurso, ganho por Vlad Stets.
Talentos algarvios promovem-se em ‘Oficina de Artes Urbanas’
Fábio Soares foi um dos artistas plásticos seleccionados pela Urban Wonderland para marcarem presença no evento. Está no segundo ano do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve, é apaixonado pela arte “desde miúdo” e esta sexta-feira teve, pela primeira vez, a oportunidade de expor os seus trabalhos a um público “tão vasto”.
O jovem de Vila Real de Santo António conta no seu percurso escolar com presenças nos “Quadros de Excelência” e, com apenas 19 anos, já faz quadros por encomenda. “Se não gostarmos daquilo que fazemos, não transmitimos sentimento”, diz ao POSTAL, visivelmente empenhado em alcançar o seu objectivo: vingar no mundo da arte e ter uma galeria em nome próprio.
Veja abaixo a fotogaleria.
(Henrique Dias Freire)