A Festa dos Anos de Álvaro de Campos começou esta sexta-feira, 15 de outubro, e vai prolongar-se até 30 de novembro, com performances, exposições, concertos, conferências, doçaria, roteiros poéticos e uma estreia mundial de cinema, numa organização da associação Partilha Alternativa.
Álvaro de Campos é um poeta que só existiu na imaginação de seu criador, Fernando Pessoa, escritor e poeta português que viveu entre 1888-1935. A sua popularidade é enorme e ainda crescente, e não apenas nos países de lÍngua portuguesa.
“Fernando Pessoa criou muitos heterónimos: usava-os para mudar seu estilo de escrita ou para expressar diferentes vozes e ideias. Álvaro de Campos é apenas uma dessas muitas vozes, mas para os de Tavira, ele é especial, porque, segundo o seu criador, ele nasceu nesta cidade no dia 15 de outubro de 1890, e escreve sobre a cidade em seus poemas. Esta é razão suficiente para celebrar seu aniversário e fazer-lhe uma festa”, afirma a associação organizadora.
Todos os anos desde 2015 a associação cultural Partilha Alternativa coordena esta celebração com a participação de artistas individuais e associações culturais de Tavira e de outras paragens, estudantes, empresas, instituições governamentais e organizações sem fins lucrativos.
Dentre os objetivos desta celebração, além de homenagear um autor importante e associar o nome da cidade ao desta personagem e de seu criador, é apresentar ao público artistas de Tavira, profissionais e não-profissionais. Para desenvolver uma infraestrutura artística e cultural saudável, os artistas merecem um apoio sólido da cidade onde vivem e trabalham, mas também precisam ser vistos.
“A Festa dos Anos de Álvaro de Campos tenta criar essa oportunidade todos os anos, durante os dois meses de celebração, de 15 outubro, data do “nascimento” da parsonagem, até ao último dia de novembro, dia da morte de Fernando Pessoa”, explica a Partilha Alternativa.
Desde a sua génese, a festa contou com artistas participantes de outros paísesl e vem desenvolvendo uma relação especial com poetas escoceses, não só mas especialmente com os da cidade de Glasgow, onde Álvaro de Campos “formou-se engenheiro naval” (profissão que só exerceu no Reino Unido antes de retornar a Portugal, segundo a vontade de seu criador.
O programa Festa dos Anos de Álvaro de Campos pode ser consultado aqui.