
A 1ª Mostra “Silves Capital da Laranja” abre portas esta sexta-feira, dia 17, com a inauguração oficial marcada para as 10.30 horas na presença do executivo da autarquia, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), director regional de Agricultura e Pescas do Algarve, entre outras personalidades locais e regionais.
O evento apresenta cerca de meia dezena de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia e conta, ainda, com a presença de algumas associações e entidades locais e regionais.
O dia de abertura do certame começa com a conferência “Laranja XXI”, onde especialistas nacionais e espanhóis irão debater temas centrais para a produção e produtores de citrinos.
Ao nível do entretenimento, os agrupamentos de escolas do concelho vão, ao longo do dia, animar o evento. À noite é a vez de Argentina Freire, conhecida fadista, subir ao palco.
No sábado, dia 18, destaque para o concurso regional de cocktails, que revela os melhores profissionais de bar da região. Integrada nesta actividade encontram-se, ainda, dois workshops, um de novas tendências de bar e outro de utilização de Águas de Castelo.
Pelas 11 horas, os mais pequenos têm animação própria a decorrer no recinto. Da parte da tarde há duas apresentações, uma relacionada com a “Celtonita, o que é e o seu contributo para uma citricultura de alto rendimento” e outra com a apresentação de produtos pela empresa Aquagri.
Ao nível artístico, os participantes no projecto Jovens Artistas, dinamizado pelo município, actuam pelas 15 horas. A noite termina com uma interpretação muito própria dos sons da música popular e do fado com a actuação dos Deolinda.
No último dia de mostra a manhã é preenchida com a conhecida Marcha dos Namorados, actividade desportiva que integra o calendário de marcha-corrida do Algarve.
Os Jovens Artistas regressam, também neste dia, pelas 11 horas, ao recinto, com algumas das suas performances. Da parte da tarde a música tradicional é uma constante com a actuação do Grupo de Cantares “Os Laranjinhas”, pelas 14 horas, e do Grupo Folclórico de São Bartolomeu de Messines, pelas 15 horas.
Simultaneamente a esta hora, a CNA/Viver a Serra aborda o futuro da apicultura em Portugal. Ao nível gastronómico há, ainda, espaço para a dinamização de um showcooking pelo Chef Luís Santos, onde a laranja é o produto estrela.
Esta iniciativa conta com a presença de alguns espaços de restauração, que trazem os sabores e os aromas da laranja e demais citrinos aos visitantes. O último dia do evento termina com a actuação do grupo de música tradicional portuguesa Vá de Viró, pelas 16 horas.
O certame conta, ainda, com animação de rua, uma exposição de máquinas, um espaço infantil “Laranjinha Kids” e a exposição “Ambientes Citrinos – Poemas e Perspectivas” durante todos os dias do evento.
Veja abaixo o vídeo promocional
“Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector”, recorda a Câmara de Silves, é o grande objectivo da 1ª Mostra “Silves Capital da Laranja”.
O evento conta com a parceria da DRAPAlg, UAlg, RTA, Agrupamento de Escolas de Silves e Agrupamento de Escolas Silves-Sul.
Horário do certame
17 de Fevereiro: 10 – 23 horas
18 de Fevereiro: 10 – 23 horas
19 de Fevereiro: 10 – 18 horas