A Fortaleza de Sagres acolhe no próximo domingo, pelas 15:00, a instalação performativa “Voz do Mar – Segredos das profundezas’’, um projeto da Associação AORCA, para o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, o programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.
“Voz do Mar” é uma instalação performativa e participativa inspirada no documentário Sonic Sea, que convida à reflexão sobre a riqueza da vida natural dos mares e oceanos face à triste actualidade de poluição e destruição catastrófica que a humanidade ainda continua a causar.
Os espectadores serão guiados numa caminhada de 3 estações temáticas, desde a entrada da Fortaleza de Sagres, através de uma deambulação performativa, até à estrutura arquitectónica “A Voz do Mar”, situada na Fortaleza, num processo de escuta e descoberta.
“Neste espectáculo, queremos incluir a comunidade e cantar para celebrar a maravilha que é estarmos juntos, queremos despertar com o que o mar tem para nos dizer, com a sua voz. Aqui, em frente ao Atlântico, na ponta da Europa, queremos ser um canal, que através da arte, toca os corações para a consciência da necessidade de uma nova humanidade, abraçando o nosso amor pelo mar que nos circula nas veias. Que por nós precisa mais do que nunca ser protegido”, explica a AORCA – Associação de Observação, Regeneração e Criação na Actualidade.
A instalação tem entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia. Os interessados em mais informações e reservas devem contactar o email [email protected].
Trata-se de um projeto apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, Projecto Novas Descobertas e Agrupamento de Escolas da Bemposta