Nesta edição, a Festa dos Anos de Álvaro de Campos criou a rubrica Qualquer Música, em parceria com a Academia de Música de Tavira, inserida na mesma, a performance “Fernando & Federico amavam Walt” terá lugar no próximo dia 7 de novembro (domingo), às 18:30, no Auditório da Academia de Música de Tavira.
Os poetas Fernando Pessoa (1888-1935) e Federico Garcia Lorca (1898-1936), apesar de serem contemporâneos residentes em países vizinhos, nunca se encontraram, nem há indícios de que tivessem conhecido as respetivas obras. Mas eles tinham em comum uma grande admiração pelo poeta americano Walt Whitman (1819-1892), por cuja obra ambos foram influenciados. Mesmo tendo nascido após a morte do poeta americano, os poetas ibéricos dedicaram-lhe poemas de grande impacto. Fernando Pessoa escreveu a Saudação a Walt Whithman em 1915, e Federico Garcia Lorca escreveu a Oda a Walt Whitman em 1930 enquanto estudava na Columbia University .
A organização da Festa dos Anos de Álvaro de Campos convidou a atriz americana Nancy Gabor para interpretar o poema To a Stranger de Whitman, imaginando que este poderia ter sido um poema com o qual Walt responderia tanto a Pessoa quanto a Lorca, já que neste universo poético particular nem o tempo nem a presença física são importantes.
Ao som da guitarra de Josué Nunes, que cria um pano de fundo musical interpretando compositores dos três países, Susana Nunes como Pessoa e Samuel Cristobal como Lorca, interpretam excertos dos dois poemas numa urdidura única, que não tem a pretensão de ser lógica, mas de soar como um poema só embora falado em português e espanhol.
Traduções em línguas serão projetadas em tempo real, para que o público possa fazer parte deste tecido sensorial ilógico.
Na performance Nancy Gabor dá vida a Walt Whitman, Samuel Cristóbal é Garcia Lorca, enquanto Susana Nunes encarna Fernando Pessoa ao som da guitarra de Josué.
A organização está a cargo da Academia de Música de Tavira e da Partilha Alternativa.
As reservas devem ser feitas através do email: [email protected]
Sobre Josué Nunes
Estudou no Conservatório Musical do Algarve Maria Campina. Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, Mestre em Ensino de Música, pelo Instituto Jean Piaget. Apresenta-se a solo e em grupos de música de câmara no Conservatório de Tomar, 1º Festival de Música Erudita de Tavira, Conservatório de Viena de Áustria, 6º Festival Internacional de Guitarra S. Filipe Néri, Bolonha, Itália, Festival Med 2011, Loulé, Silves, São Brás, Torres Vedras, Faro, Olhão, Portimão, Lagos e Ayamonte
Sobre Susana Nunes
Mestre em Teatro, Arte do Actor, Universidade de Évora. Co-fundadora do AL-MaSRAH Teatro. De 2009 a 2012 associa-se ao Projecto Ruínas como actriz e co-autora. Atriz e Assistente de Encenação no Divina Commedia 2.0 da Cia Myllyteatteri, direção de Miira Sippola em Helsínquia e Skopje.
Nos trabalhos a solo destaca as obras das Ding a partir de Jacques Lacan e Le Bouc, a partir de “O Homem Visto de Fora” de Maurice Merleau-Ponty. Integra a Companhia do Chapitô sob a direção de José Carlos Garcia.
Sobre Samuel Cristobal
Ator, músico e compositor da cidade de Ayamonte, em Huelva. Licenciado pela ESAD de Sevilha em interpretação textual. Tem estudos musicais profissionais em guitarra flamenca, guitarra, baixo elétrico, piano, bandurria e cavaquinho.
No teatro fez obras como “Chorar pela morte de Ignacio Sánchez Mejías” sob a direção de Concha Távora, “Sentidos” uma obra original de Mario Boraita, bem como teatro musical com a companhia El Burdel Producciones com “LIGOTEAPP o Musical ou Teatro Musical la Barbarie.