
“Villa-Lobos em Movimento” é o título do espectáculo de dança, integrado na programação do 365 Algarve, que acontece este sábado, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.
Heitor Villa-Lobos é, porventura, o mais conhecido compositor “nacionalista” do Brasil. Este espectáculo é uma releitura das suas peças para guitarra e dança.
Esta performance, criada e dirigida por Tela Leão, leva o público numa jornada pela evolução da identidade cultural do Brasil. Usa peças de Villa-Lobos para guitarra clássica, interpretadas por Josué Nunes, para acompanhar os movimentos fluentes de Simone Marçal, cujo rosto expressivo conduz o público através dos sempre mutantes estados de espírito e vários idiomas narrativos do programa.

A peça abre com música e dança que evocam o estabelecimento do Rio de Janeiro com o seu entorno espectacular, entre as montanhas e o mar. Continua para a homenagem a Bach, onde Villa-Lobos ecoa as sonatas para violino solo, e reflecte de forma bem-humorada sobre as primeiras influências europeias na cultura brasileira. Para concluir, as referências às culturas dos sertanejos e dos índios brasileiros, e às religiões afro-brasileiras, reflectem-se vividamente na música e na dança.
O 365 Algarve é um programa cultural que complementa a oferta tradicional da região com mais de mil apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras. A primeira edição decorre desde Outubro de 2016 a Maio de 2017 e os eventos acontecem em todo o território algarvio.