O cantor algarvio Diogo Piçarra foi o grande vencedor da categoria Best Portuguese Act dos prémios MTV EMAs 2021, cuja entrega teve lugar no domingo em Budapeste, na Hungria. Esta foi a segunda vez que conquistou o prémio, depois de o ter arrecadado em 2018.
As nomeações este ano eram lideradas pelo canadiano Justin Bieber, com oito indicações, mas foram os BTS os grandes vencedores dos prémios europeus de música da MTV (EMA, na sigla em inglês) deste ano.
O grupo coreano BTS venceu nas categorias Melhor Grupo, Melhor Pop, Melhor K-Pop e Maiores Fãs.
O prémio de Melhor Música foi entregue ao britânico Ed Sheeran, por “Bad Habits”. O músico venceu ainda a categoria de Melhor Artista.
O tema “Kiss me more” valeu a Doja Cat e SZA o prémio de Melhor Colaboração.
O EMA de Melhor Vídeo foi atribuído a “Montero (Call me by your name)”, do norte-americano Lil Nas X.
Os italianos Maneskin, que venceram este ano o Festival Eurovisão da Canção, receberam o prémio Melhor Rock, a norte-americana Nicki Minaj o de Melhor Hip-Hop, o colombiano Maluma o de Melhor Latino, o britânico Yungblud o de Melhor Alternativo e o francês David Guetta o de Melhor Eletrónica.
A ‘rapper’ norte-americana Saweetie, que apresentou a cerimónia de hoje, venceu a categoria Novo Artista.
O prémio “Best Portuguese Act”, uma das categorias regionais dos prémios e cujo vencedor foi votado pelo público português, foi entregue a Diogo Piçarra, que competia com Bárbara Tinoco, Nenny, Plutónio e Wet Bed Gang.
A cerimónia de entrega dos EMA incluiu atuações de, entre outros, Saweetie, Ed Sheeran, Imagine Dragons, Yungblud, Maluma, Maneskin e Kim Petras.