Passando o lugar-comum, a notícia caiu que nem uma bomba. 37 anos depois, o mais mítico e emblemático restaurante de praia do Algarve, o restaurante Gigi, vai ser deitado abaixo e, nos moldes em que gerações o conheceram, vai acabar. Mas esta não é uma má notícia. As obras de demolição já começaram, e, em março de 2022, as trombetas podem voltar a soar, o restaurante Gigi vai reabrir, maior, mais moderno, mais funcional e com a qualidade de sempre, que fez dele um dos mais procurados do Algarve.
A mudança do Gigi, cerca de 30 metros para norte, segue o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura – Vila Real de Santo António, gerido pela APA – Associação Portuguesa do Ambiente, que decidiu dar uma nova vida a esta casa. O compromisso de deitar abaixo, deixando tudo na mesmo, como Bernardo Reino disse ao Boa Cama Boa Mesa, é justificado pelo compromisso da Quinta do Lago para o seu masterplan inicial e respeitado o meio natural onde está inserido, o Parque Natural da Ria Formosa.
Tendo em conta o seu plano de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a administração do resort, dos mais luxuosos do país, decidiu que irá deslocalizar o restaurante Gigi em 30 metros, saindo então da duna primária da praia, que será depois recuperada com plantas autóctones, mantendo o restaurante as mesmas vistas panorâmicas sob a Ria Formosa, a que a sua clientela já está habituada.
Fonte da Quinta do Lago diz que a intervenção será feita a partir do mês de novembro de 2021 e deverá terminar em março de 2022, para uma grande reabertura. Diz ainda que toda a infraestrutura do Restaurante Gigi receberá melhoramentos significativos mantendo a traça original e o carisma já conhecido do restaurante. Entre os melhoramentos estão contempladas a inclusão de uma casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida, inexistente anteriormente, balneários de apoio à praia, painéis solares para aquecimento de água, aumento da capacidade de esplanada, cozinha aumentada e melhorada, instalações de apoio ao nadador-salvador e um posto de Primeiros Socorros e ainda uma grande novidade: um bar relaxante, que convida a comunidade a momentos autênticos, de reconexão com a natureza, acompanhados pelos melhores cocktails com vista para o Atlântico e promete os melhores pôr do sol do Algarve.
Garantido está que o restaurante Gigi continuará a servir com excelência o melhor peixe fresco e marisco (e também as suas receitas secretas!) assim como o ambiente na concorrida esplanada. As obras e licenças de construção estão a cargo do grupo Quinta do Lago, detentor do espaço, no qual Bernardo Reino explora a infraestrutura há 37 anos, dando o nome à mais conhecida casa do Algarve. Aliás, a Quinta do Lago considera, em declarações exclusivas ao, Boa Cama Boa Mesa que “o restaurante Gigi é um parceiro inigualável do resort e muito fez pela promoção do destino Quinta do Lago na sociedade portuguesa e a nível internacional”.
Como o Boa Cama Boa Mesa contou em primeira mão, o projeto de recuperação foi criado pelo Gabinete de Arquitetura Essência Criativa, e esteve a cargo dos arquitetos Jenny Marcos e Ricardo Galego Silva.
A Quinta do Lago é o maior resort de luxo do Algarve oferecendo uma experiência de estilo de vida inigualável, incluindo 13 restaurantes e bares, entre eles Casa Velha, Bovino Steakhouse, Casa do Lago, UMAMI, Dano’s, Pure, The Shack e KOKO. Aclamado destino de Golfe mundial assim como destino desportivo com Centro de Estágios de Alto Rendimento – The Campus, e o Boutique Hotel The Magnolia.
Assim, marque na agenda o mês de março, quando, com celebridades, cidadãos anónimos e um grande grupo de amigos, vão estar convidados, para a nova vida do Gigi (Praia da Quinta do Lago, Quinta do Lago. Tel. 289394481).
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Notícia exclusiva do Boa Cama Boa Mesa do nosso parceiro Expresso