Em colaboração com o Cine Clube de Faro e com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve, tem estado a ser exibido todas a quartas um ciclo de filmes inteiramente dedicado a histórias reais de mulheres. Pelo pátio da República 14, em Olhão, passam histórias de mulheres tão diferentes como Cesária Évora, Hannah Arendt ou Margaret Tatcher, entre outras.
As sessões são às quartas, às 21:30. Nesta quarta-feira foi transmitido o filme de Ana Sofia Fonseca, “Cesária Évora”, um filme que traça um retrato poderoso da cantora que foi apelidada de “Diva dos Pés Descalços”, uma mulher nascida no Cabo Verde colonial, que chegou ao topo da cena musical a nível mundial e que buscou a liberdade acima de tudo.
Nos dias 6, 13 e 20 de Setembro serão ainda mostrados os filmes “A Dama de Ferro” de Phyllida Lloyd que conta com Merryl Streep no papel principal, Snu de Patrícia Sequeira com Inês Castel-Branco e “As Sufragistas”, realizado por Sarah Gavron com Merryl Strrep e Helena Bonham Carter entre outras actrizes.
Antes dos filmes serão mostrados uma série de Living Portraits (retratos vivos) realizados nos anos 90 pelos artistas de vídeo Milivoj Ilic e Chris Springhall que trabalharam juntos sob o nome de Double-head.
Estes retratos em filme – fotografias em movimento que incluem o diretor de cinema Nic Roeg e o fundador da Surfers Against Sewage Chris Hines – foram exibidos pela primeira vez na Galeria Cubitt em Londres e são em si mesmos peças tocantes.
A revista Wired escreveu na época: “este talvez seja o efeito que as pessoas experimentaram quando viram retratos fotográficos pela primeira vez. Se alguma tecnologia pudesse roubar a nossa alma, esta poderia ser a única.”
Esta noite e todas as quartas até 20 de setembro às 21:30 na República 14.
Leia também: Barco com 12 metros arde na totalidade no Porto de pesca de Olhão [vídeo]