Os carros alegóricos voltam a sair à rua para mais um Carnaval de Verão de Moncarapacho já este sábado, a partir das 21:30. É o regresso da “A Batalha das Flores”, depois de dois anos em que o evento não se realizou, devido à pandemia.
Com muita folia e animação, pelo percurso traçado entre a Praça Major João Xavier de Castanheda (Largo da Junta de Freguesia) e a Praça da República (Largo da Igreja Matriz), vão desfilar 9 carros alegóricos e cerca de 250 figurantes. O cortejo integra ainda um grupo de animadores, constituídos por palhaços, malabaristas e figuras luminosas.
Depois do desfile, na Praça Major João Xavier de Castanheda (Largo da Junta de Freguesia), a animação continua pela noite fora, com a atuação do DJ Flip d’ Palm.
“Os carros alegóricos são revestidos com pequenas flores de papel, uma marca distintiva do Carnaval de Moncarapacho e que lhe valem o cognome de ‘Batalha das Flores’”, explica a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, acrescentando que “estas flores são executadas pela população local, num envolvimento que se estende também na construção dos carros, conferindo ao evento um significado popular e pleno de autenticidade”.
O Carnaval de Verão de Moncarapacho revive o carnaval mais antigo do Algarve – o de Moncarapacho – que este ano comemorou a 122ª edição. Atraindo muitos visitantes à vila, proporciona também aos imigrantes da nossa freguesia recordações de outros tempos.
Com entrada livre, a organização é da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e conta com o apoio do Município de Olhão e com a colaboração da população local.