O historiador algarvio Fernando Pessanha ministrou este sábado uma palestra sobre “A expedição do corsário D. Gonçalo Camelo contra as Costas de Huelva, em 1336”, na recém-inaugurada sede da “Associação Cívica Tomaz Cabreira – Cidadania e Participação”
O estudo do investigador algarvio, publicado em Espanha pela revista Huelva em su Historia, da Universidade de Huelva, e em Portugal pela e-Strategica – Revista da Associação Ibérica de História Militar, incidiu sobre uma expedição naval que teve lugar no contexto da guerra luso-castelhana de 1336-1339 e que foi silenciada pelas crónicas castelhanas.
A Associação Cívica Tomaz Cabreira – Cidadania e Participação, associação sem fins lucrativos, tem por objeto “a intervenção cívica e a divulgação cultural“, foi constituída em 29 de janeiro de 2010, por um conjunto de pessoas interessadas sobre as questões da cultura e da participação dos cidadãos nas mais diversas áreas da sociedade.
De acordo com os estatutos, a associação, visando a promoção dos ideais democráticos, aspira a uma participação ativa na “construção de uma sociedade livre, inclusiva e solidária“, através da promoção e defesa da igualdade dos cidadãos e de uma cidadania ativa.
Legenda da Fotografia: Luís Barriga, presidente da Associação Cívica Cívica Tomaz Cabreira, e Fernando Pessanha, historiador algarvio.
Leia também: Real Tuna Infantina e o ‘orgulho’ de representar o Algarve