Uma exposição coletiva de pintura, comemorativa dos 20 anos de atividade da Artadentro em Faro (2003/2023), vai ser inaugurada no próximo sábado, pelas 18:00, no Museu Municipal de Faro. “Do Sótão” apresenta obras de acervo e coleções particulares, com pinturas de Ana André, Arlindo Silva, João Queiroz, Juliano Gomes, Paulo Brighenti e Vasco Vidigal.
A Artadentro nasceu em Faro em 2003, com a realização de uma residência artística de Thierry Simões e Mariana Ramos, a que se seguiu a inauguração do espaço com exposição “Desenho” de Manuel Baptista. Desde então, apresentou uma centena de exposições; envolvendo quatro centenas de autores de várias nacionalidades, na maioria artistas visuais; incluindo projectos musicais, de arte-rádio, vídeo e cinema, performance, workshops, actividade editorial, intercâmbios artísticos e a colaboração com diversas entidades e autores nacionais e estrangeiros.
“É já impossível (para quem seriamente a isso se dedicar), fazer a história da arte contemporânea no Algarve, particularmente em Faro, sem dedicar um extenso capítulo à contribuição da Artadentro nesta área artística”, afirma a Artadentro em comunicado, acrescentando que “assim continuaremos, enquanto nos for possível, pois acreditamos que a cultura em Faro e no Algarve merece o nosso esforço — o passar do tempo, certamente, trará o reconhecimento da actividade da Artadentro como um contributo cultural ímpar a esta região”.
A Artadentro, agradece “aos artistas em primeiro lugar, e, aos muitos particulares, instituições e empresas, toda a colaboração e apoio ao longo destes anos — sem essa generosidade e suporte, a Artadentro não existiria”.
A exposição pode ser apreciada até 4 de junho, de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:30, e ao fim de semana das 10:30 às 16:30 (encerra às segundas-feiras e feriados).