Albufeirenses (e não só) acorreram aos milhares à Praça dos Pescadores para participar na segunda edição do Albufeira Sea Fest, naquele que já é o grande festival das férias de Páscoa em Albufeira.
O evento contou com a presença massiva dos albufeirenses e dos turistas que escolheram a capital do turismo para passar as suas férias da Páscoa. Assim foi o Albufeira Sea Fest, evento organizado em conjunto pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e pela Câmara Municipal de Albufeira, que deu palco a vários artistas, associações e comerciantes locais.
Durante dois dias, 7 (sexta-feira) e 8 (sábado) de abril, a Praça dos Pescadores encheu-se de miúdos, graúdos e famílias inteiras, que desfrutaram de um programa recheado de atividades protagonizadas por artistas e atletas locais e nacionais de diversas modalidades como skate, inline, BMX, dança e muito mais.
E até o tempo ajudou à festa, com o sol a raiar e as temperaturas a fazerem jus à primavera, foram muitos os que, entre atividades e apresentações, aproveitaram para ir dar um mergulho ao mar da Praia dos Pescadores.
O programa contemplou ainda, além de vários jogos tradicionais que divertiram os participantes, aulas gratuitas de surf, homenagens a surfistas campeões, naturais do concelho, como Tomás Nunes, Martim Brandão, Ruy Morais, Bernardo Andrade, Bianca Nicoleta, Vasco Henrique, António Fonseca, Francisco Santos e Gabriel Jorge.
Ao palco subiram vários projetos, muitos com gente da terra, como Subtil, Britex, Daniel Vargas, Pachá, No Time To Waste, Quiassaca & Wavy, Ben & The Pirates, Associação LUEL, Dj Zé Black, China, Dj Henrique Pontes, entre muitos outros. Numa nova “Tenda dos Artistas” o público teve oportunidade de apreciar o trabalho de pintores locais como Marie Cores Vivas, Guilherme Limão, Catarina Ramos e do artesão José Raimundo. E nem faltou um fantástico espetáculo de fogo, protagonizado por Ana Sofia Brito e Jessica Barreto.
O momento alto do programa aconteceu na noite de sábado, com a atuação de Carlão, vocalista dos míticos Da Weasel e percursor de um projeto de enorme sucesso a solo, que levou ao rubro os milhares de espetadores presentes no Sea Fest.
Cláudia Pais Raimundo, técnica superior da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e grande mentora do Albufeira Sea Fest, considera que este evento “tem uma importância estratégica e significativa para a cidade, quer no combate à sazonalidade, por acontecer na época baixa, quer pelo incentivo à prática desportiva pelos jovens e pela valorização dos artistas locais, como forma de divulgar a cultura local e definir a identidade cultural de Albufeira”, tratando-se de “um investimento com um retorno considerável para a cidade”. A responsável pela criação deste evento de sucesso acrescenta que o Albufeira Sea Fest “é especial por ser o resultado da participação da comunidade albufeirense, sendo resultado do envolvimento de todos entre praticantes de skate, BMX e trotinetes, bem como artistas, pintores, artesões, associações e escolas de surf”.
Já a presidente da Junta de Freguesia, Indaleta Cabrita, manifesta a sua enorme satisfação “pelo grande sucesso deste evento que recebeu milhares de pessoas e que deu a oportunidade aos jovens, músicos, artesãos e atletas de promover o seu talento, incentivando também a economia local através da presença de várias associações e estabelecimentos de restauração”. O evento, de resto, contou com uma área de comes & bebes dinamizada por estabelecimentos locais e associações, que foi um sucesso, com as opções de restauração a colherem vários elogios dos presentes.
Indaleta Cabrita realça ainda a forma entusiástica como “a cidade abraçou o Sea Fest”, levando a que “algo que já tinha sido um sucesso na última edição tivesse, agora, superado todas as expetativas, que eram já de si bastante positivas”.
O Albufeira Sea Fest contou ainda com uma componente solidária. Foi sorteado um skate criado pela marca albufeirense Surf The Wave, depois da inscrição de vários interessados, numa ação que permitiu angariar 842 euros, valor que foi entregue, na sua totalidade, ao C.A.S.A – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.