A Academia de Dança do Algarve (ADA) vai realizar no dia 18 de novembro, no Pavilhão da Escola D. Paio Peres Correia, em Tavira, diversos workshops de formação, no Algarve Dance Meeting.
A iniciativa é dirigida aos bailarinos dos variados polos localizados em Tavira, Olhão, Faro, Almancil, Loulé e Quarteira e está aberta a quem quiser participar.
A ADA pretende que seja mais um evento de “dinamização das danças urbanas no Algarve e oferecer a todos os jovens interessados um dia de diversão e aprendizagem de novas técnicas performativas que enriqueçam as valências dos bailarinos”.
Foram escolhidos alguns dos melhores praticantes de vários estilos de dança, para ensinarem a melhor qualidade técnica a aos participantes. Assim, haverá formação de Waacking às 10:00 (Patrícia Cruz), Breaking às 10:00 (Rui Nunes), Hip Hop às 10:00 (Catarina Santos), House às 12:00 (Diogo Gouveia), Hip Hop às 14:00 (Sara Pina), Dancehall, às 15:00 (Irina Gouveia) e Hip Hop às 16:00 (Diogo Viegas)
Os workshops terão maior evidência nos estilos Hip Hop, House, Breaking, Dancehall e Waacking, decorrerão a partir das 10:00, prolongando-se até a noite, onde ocorrerá uma festa com uma Jam Session com a participação especial dos DJ’s Dom Rodrigo e DJ Sugo, com a atribuição de dois prémios para os melhores Jam Master’s, na área de Diversão e Envolvimento, incluindo um fullpass para o próximo evento de formação ADA a realizar em 2024 “I Can Beat You”.
No mesmo dia decorrerá ainda um ensaio geral, entre as 16:00 e as 18:00, com a preparação dos bailarinos da ADA para o Showcase, com a coordenação de Patrícia Floro, do espetáculo de Natal da ADA 2023, que decorrerá a 16 de dezembro em Estoi.
Sobre a Academia de Dança do Algarve
Desde a sua criação, a 9 de julho de 2007, a ADA já formou milhares de jovens bailarinos, com uma forte componente nas danças urbanas.
Atualmente com cerca de 335 bailarinos, está presente nas cidades de Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Almancil e Quarteira, contando também com um enorme apoio das entidades municipais.
Além de lhes permitir formação específica, em Faro e Olhão, para os estilos de Hip Hop, Dancehall, House, Breaking, Waacking e Contemporâneo, a ADA tem estado presente com equipas de competição, em diversos campeonatos nacionais e internacionais (Espanha, Holanda, França e outros), obtendo classificações de grande relevo.
Neste momento são 4 as equipas competidoras: Sparks Kids, Mega Sparks Jr, Mega Sparks e Phoenix Flame envolvendo um total de 40 bailarinos.
Fruto dessa forte aposta na dinâmica de competição, a equipa “Sparks”, é a única equipa algarvia que já representou Portugal no Campeonato Mundial de Danças Urbanas, o HHI – Hip-Hop International, com realização anual no mês de agosto, em Phoenix (Arizona – USA), nos Estados Unidos da América.
Numa vertente mais educacional, a ADA também possibilita formação e apoio escolar, facultando ainda a utilização de diversos serviços na área da saúde e bem-estar.
Esta academia realiza anualmente vários eventos de cariz exibicional e de performance: o Algarve Dance Meeting, Show Your True Color, I Can Beat You, Keep it Real, Dancehall Summer Vibes.
Promove ainda anualmente um evento de competição internacional em Faro, a Convenção Internacional Hip Hop Dance Algarve, que este ano vai na sua 15ª edição, que conta com a presença de algumas das melhores academias e escolas de dança nacionais e internacionais, assim como júris internacionais que também irão proporcionar workshops nos mais variados estilos.
Leia também: Academia de Dança do Algarve leva Dancehall Summer Vibes à vila da Fuzeta