Uma pequena fissura no vidro pode resultar em prejuízos significativos, como acontece quando uma pedra atinge o para-brisas, por exemplo e acaba partindo o vidro. Se não tomar medidas imediatas, os danos subsequentes podem tornar-se mais extensos e dispendiosos. Contudo, é importante questionar se o seguro abrange a quebra isolada de vidros. Saiba agora mais sobre o tema com a ajuda do ACP.
O que está coberto se existir quebra isolada de vidros e que vidros estão cobertos?
A cobertura para quebra isolada de vidros oferece proteção exclusiva para situações em que ocorre a quebra isolada de vidros. Vamos considerar um exemplo: enquanto conduz, uma pedra salta e danifica o para-brisas. Se essa fissura não for tratada imediatamente, pode espalhar-se pelo vidro.
Ter uma cobertura para quebra isolada de vidros nestes casos permite resolver o problema sem custos adicionais. Contudo, é importante observar que algumas seguradoras podem estabelecer uma franquia para esta cobertura. Em outros casos, pode ser definido um valor máximo que não pode ser ultrapassado ao longo do ano, além de outro limite relacionado com a frequência em que a cobertura pode ser acionada.
Esta cobertura não é aplicável em casos de acidentes que resultem em quebra de vidros juntamente com outros danos no veículo.
Se não houver outros danos no automóvel, esta cobertura garante a reparação ou substituição dos vidros dianteiro e traseiro, bem como dos vidros laterais. Dependendo da seguradora, também pode abranger os danos nos vidros do teto de abrir e/ou do tejadilho.
A quebra isolada de vidros está incluída no seguro automóvel?
Segundo o ACP, “depende. A quebra isolada de vidros pode, nalguns casos, estar incluída no seguro automóvel. Muitas seguradoras optam por pôr esta cobertura como opcional, acrescentando o custo ao valor do seguro. No caso dos sócios ACP, se optarem pelo Seguro de Danos próprios, a quebra isolada de vidros está incluída”.
Como acionar a cobertura de quebra isolada de vidros?
Antes de mais, ao subscrever o seu seguro, certifique-se de que esta cobertura está contemplada. Se não estiver, avalie a viabilidade de adicioná-la como uma cobertura extra, mesmo que isso implique pagar um custo adicional pelo seguro.
Se, porventura, vier a ter um vidro danificado que não resulte de um acidente, originado por uma causa não especificada, basta acionar o seu seguro e dirigir-se a uma oficina especializada, onde o vidro danificado será reparado ou substituído.
Quando ativada esta cobertura, há penalização no prémio do seguro e vale a pena contratar esta cobertura?
Em geral, acionar a cobertura de quebra isolada de vidros não tem impacto negativo no contrato de seguro para o ano seguinte. Basta informar a seguradora sobre o incidente e procurar profissionais certificados para reparar o vidro.
Incidentes imprevistos acontecem, e ninguém está isento de ser atingido por pequenas pedras ou danificar um vidro do automóvel. Em geral, o custo associado à cobertura de quebra isolada de vidros não é significativo, tornando-se uma opção útil quando necessário. Se não tem a certeza se o seu seguro inclui esta cobertura, consulte a apólice ou entre em contacto com o seu mediador ou seguradora.
Leia também: Luz do motor apareceu no painel do seu carro? Saiba o que pode ser e o que fazer