Existe uma explicação científica que aborda a importância e o papel fundamental na segurança dos pneus num veículo. Aprenda agora neste artigo com a ajuda do Ekonomista e saiba se é melhor ter pneus novos à frente ou atrás no seu veículo.
Os pneus dianteiros são responsáveis por travar, acelerar e virar. Justifica-se que esses pneus sofram um desgaste maior do que os traseiros, devido às suas funções críticas. No entanto, será que esses motivos são suficientes para optar por colocar pneus novos à frente em vez de atrás?
O desgaste dos pneus do eixo dianteiro não é uniforme, influenciado por variáveis como a distribuição de peso do carro, a força direcional, a carga de travagem e a força de tração das rodas dianteiras. Devido a essas forças concentradas nos pneus dianteiros, é compreensível o seu desgaste mais acentuado em comparação com os pneus traseiros.
O que dizem os especialistas
Independentemente de o veículo ser de tração dianteira, traseira ou integral, a recomendação unânime em diversos testes é consistente. Assim, a orientação é colocar pneus novos ou em melhor estado no eixo traseiro.
Nesse contexto, o fator de desgaste não entra na equação; caso contrário, o eixo dianteiro receberia prioridade na escolha dos pneus novos ou menos desgastados.
Nessas considerações, o eixo traseiro, geralmente o primeiro a perder aderência em caso de derrapagem, requer mais atenção à segurança. Portanto, para uma condução mais segura, com pneus de melhor qualidade e inércia controlada do veículo, a resposta à questão de se devem ser colocados pneus novos à frente ou atrás é sempre: atrás.
Entretanto, para verificar isso por si mesmo, examinamos o comportamento de pneus novos quando instalados na dianteira e na traseira:
- Na dianteira: Instalar pneus novos ou pouco usados na dianteira modifica o equilíbrio natural do carro, pegando o condutor de surpresa, especialmente se estiver acostumado a um carro com menos aderência na frente. Em estradas escorregadias, a traseira continua a perder aderência facilmente, tornando difícil para o condutor controlar e compensar a derrapagem.
- Na traseira: Instalar pneus novos na traseira não altera significativamente o comportamento do carro, mantendo um equilíbrio de aderência semelhante. Mesmo em estradas escorregadias, a aderência do eixo traseiro permanece controlada, permitindo que o condutor desacelere e faça curvas com facilidade.
Pneus novos à frente ou atrás?
Considerando todos esses pontos, a recomendação unânime de especialistas e aqueles familiarizados com a indústria automóvel é instalar pneus novos sempre no eixo traseiro, priorizando a segurança. A conclusão dos principais fabricantes de pneus, após vários testes, destaca vantagens significativas na instalação de pneus novos ou menos desgastados no eixo traseiro, incluindo maior segurança nas travagens e condução, melhor aderência nas curvas, maior aderência ao piso, melhor resposta do veículo em superfícies molhadas e maior estabilidade durante a circulação.
A informação crucial a reter é que, embora os pneus do eixo dianteiro sofram maior desgaste, a substituição não deve ocorrer primeiro se estiver a considerar trocar apenas dois pneus. Os pneus traseiros desempenham um papel fundamental no controlo da inércia do veículo, mesmo em situações inesperadas e em superfícies escorregadias.
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