Todos os carros equipados com ar-condicionado possuem um botão que muitas pessoas ignoram ou não sabem como usar. Esse botão no carro tem a função de reduzir o consumo de combustível em 10%. Conheça-o neste artigo.
Segundo Renato Romio, responsável pela Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, citado pelo UOL, o botão de recirculação no carro impede a entrada de ar externo na cabine do veículo, contanto que as janelas estejam fechadas, permitindo que o sistema de climatização refrigere o ar que já está dentro do veículo.
“O equipamento pega o ar já fresco e refrigera-o mais um pouco, de forma sucessiva, até atingir a temperatura desejada. Assim, o habitáculo gela mais rapidamente e o compressor trabalha menos, poupando combustível” refere.
Renato Romio explica que o compressor, que é responsável por impulsionar o gás refrigerante para um radiador onde o ar é arrefecido, aumenta o consumo de combustível ao ser acionado pelo motor a combustão. Portanto, quanto menos o compressor trabalhar, maior será a poupança. Os estudos indicam que o uso do ar-condicionado pode resultar num aumento de até 10% no consumo de combustível.
Além disso, a recirculação é uma aliada na prevenção da entrada de ar poluído ou maus odores no interior do veículo. Em situações em que a temperatura externa é inferior à interna, os vidros podem embaçar devido à condensação do ar quente gerado pela respiração dos ocupantes. Essa condição prejudica a visibilidade e aumenta o risco de acidentes.
As empresas fabricantes de carros geralmente recomendam evitar o uso da recirculação para permitir a entrada de ar externo. Atualmente, muitos carros desligam automaticamente essa função ou impedem-na de ser ativada quando o ar-condicionado está no modo de desembaçamento. O SUV Volkswagen Taos, por exemplo, conta com um sensor que identifica quando os vidros estão prestes a embaçar e desativa a recirculação nesse cenário.
O manual do SUV também alerta para o risco do uso prolongado da recirculação, que torna o ar da cabine “viciado” derivado à queda no nível de oxigénio, decorrente da respiração dos ocupantes.
A Volkswagen faz a seguinte recomendação: “O ar viciado pode ocasionar cansaço rápido e falta de concentração do condutor, o que pode causar colisões, acidentes e ferimentos graves. Nunca deixe o modo de recirculação de ar ligado por muito tempo, uma vez que o ar fresco não atinge o interior do veículo. Utilize o modo de recirculação do ar apenas por um curto período e desligue-o quando não for mais necessário”.
Leia também: Quem terminou ensino superior antes de 2023 terá prémio salarial. Veja o valor em causa