O Algarve tem sido, há décadas, um destino preferido para muitas famílias durante o verão, e as viagens para esta região evoluíram consideravelmente ao longo dos anos. Neste contexto, a revista ACP decidiu recriar a experiência de uma viagem de férias ao Algarve como seria em 1974. Esta recriação permite-nos visualizar como eram as viagens à região algarvia há quase 50 anos, oferecendo um interessante contraste com as modernas formas de turismo que conhecemos hoje.
“As viagens de carro eram feitas com toda a família. Por vezes chegavam a viajar mais de cinco pessoas no mesmo automóvel. E quem passou os primeiros anos de vida na década de 1970 tem fortes probabilidades estatísticas de preservar a memória de uma ou mais viagens em cima das malas na bagageira da carrinha de família”, explica a mesma fonte.
Segundo a revista ACP, essas viagens de há 50 anos atrás eram marcadas por uma mistura de entusiasmo e tédio, intercalados com sono, jogos como as marcas dos carros e o jogo do Stop. Os pais, após quase oito horas seguidas de condução, frequentemente tinham os ouvidos “moídos” pelo ruído do motor, pelo vento que entrava pelas janelas e pelas vozes das crianças, que naqueles tempos não tinham um “silenciador” moderno chamado telemóvel.
“Foi com este espírito que recriámos uma tradicional viagem de família para as férias no Algarve nos idos de 1974. Os preparativos, o percurso e as paragens, embalados pela história da época para recordar nesta grande reportagem”, finaliza a mesma fonte.
Através desta recriação, podemos observar as mudanças nas preferências, nos meios de transporte e nas atividades disponíveis, refletindo a transformação do Algarve num dos destinos turísticos mais procurados do mundo.
Fique agora com o vídeo da revista ACP e veja como era viajar para o Algarve nos anos 70:
Leia também: Espanhóis elegem praia algarvia como uma das que todos têm de ir pelo menos uma vez na vida