Os pneus são elementos fundamentais para a segurança de um veículo, já que são o único ponto de contacto entre este e o solo. Se comprou pneus novos, talvez conseguirá encontrar uma marca amarela, que com o tempo tende a desaparecer. É que esta marca serve para assinalar o ponto de equilíbrio do pneu, isto é, o ponto de união do pneu.
Quando um pneu é fabricado, não nasce logo redondo. Numa fase inicial, este surge como uma tira grande que depois é medida e cortada. De seguida, as duas extremidades unem-se, dando origem à forma redonda do pneu. É o ponto de união entre as duas extremidades que está assinalado com uma marca amarela.
Porque razão se identifica este ponto?
De acordo com o site, Razão Automóvel, a marca amarela serve como referência, uma vez que esta zona deve coincidir com a montagem da válvula, respeitando as boas práticas de montagem do pneu na jante. No caso de se tratar de um automóvel novo, estas marcas são removidas antes da entrega do veículo ao cliente, contudo, se comprar pneus novos, agora consegue confirmar se estes foram bem montados.
Desta forma, não existe necessidade de equilibrar a roda e, caso ainda seja preciso fazê-lo, o processo está logo bastante facilitado.
Nem sempre a marca amarela tem de coincidir com a montagem da válvula
Se por um lado, ao colocar pneus novos pode verificar através desta marca amarela se eles estão bem montados, por outro, se a marca não coincidir com a montagem da válvula, pode levar a que o condutor se sinta preocupado. É que esses dois pontos podem não coincidir, o que não significa que haja necessariamente um erro na montagem do pneu. De qualquer forma, em caso de dúvida pode sempre colocar essa questão na oficina.
De salientar que o equilíbrio dos pneus é fundamental na medida em que podem eliminar possíveis vibrações que afetam o conforto de condução e provocam um desgaste anormal e prematuro dos mesmos.
Leia também: Conheça quais são as multas de trânsito mais pesadas