Todos os sinais emitidos pelos nossos veículos têm interpretações específicas. Assim como as luzes do painel de instrumentos têm suas próprias interpretações, e as siglas automotivas indicam eventos específicos, é evidente que, quando o veículo emite fumo negro pelo escape, algo menos favorável pode estar ocorrendo internamente no automóvel. Descubra agora mais neste artigo com a colaboração do Ekonomista.
Esse problema não está restrito apenas a modelos mais antigos, afetando também veículos de série relativamente recentes. O fumo negro do escape pode estar associado à acumulação de gases na combustão do motor, que não estão sendo adequadamente queimados e retidos nos catalisadores.
Se esse dispositivo não estiver a operar em sintonia com o motor, os gases tóxicos não são convertidos em substâncias inofensivas para a atmosfera, representando um risco iminente ao libertar emissões poluentes diretamente pelo escape.
A tonalidade escura expelida por alguns escapes é desconfortável para os demais usuários da via. Essa coloração sugere poluição, o odor é desagradável, e o fumo compromete a visibilidade dos outros condutores.
A emissão de fumo negro do escape não prejudica apenas a questão ambiental aos olhos do público, mas também pode acarretar sanções e multas conforme as regulamentações vigentes.
O que é?
O fumo negro do escape é, precisamente, o termo que todos associam figurativamente à poluição ambiental. Nesse sentido, o automóvel torna-se, muitas vezes, um representante móvel desse fenómeno.
Essa emissão também pode indicar um excesso de combustível a ser queimado pelo motor do carro, resultando em um consumo maior de combustível do que o necessário. Essa situação cria uma cumplicidade paralela de problemas, envolvendo questões mecânicas e financeiras.
Na verdade, se o fumo emitido pelo tubo de escape for negro, indicando que o motor está a queimar mais combustível do que o necessário, pode causar vários danos ao veículo. A ignição pode ser prejudicada, afetando o desempenho geral do automóvel.
Embora essa seja uma das causas mais comuns, o fumo negro do escape pode também estar associado a uma série de problemas, como sobrecarga de compressão do motor, desequilíbrios na relação da mistura ar/combustível ou mesmo complicações na injeção do motor.
Independentemente do motivo que leve o seu carro a emitir fumo negro, é aconselhável levá-lo a uma oficina mecânica para análise e correção rápida do problema, evitando comprometer outros componentes mecânicos no futuro.
Dá coima?
A emissão de fumo negro pelo escape é altamente prejudicial para a saúde pública e, por conseguinte, tem impactos ambientais negativos. O excesso visível na libertação de gases pode resultar em coimas significativas.
Quando ultrapassadas as quotas de poluição estabelecidas pela União Europeia (UE) para cada país, incluindo o nosso, os proprietários estão sujeitos a penalizações caso ignorem ou não corrijam prontamente essa situação. O artigo 79.º do Código da Estrada aborda as dúvidas relacionadas com as multas por emissão de “fumos ou gases em quantia superior à fixada em regulamento”. As multas para aqueles que violam este artigo podem variar de 120 euros a 600 euros.
O que fazer?
Para evitar a poluição ambiental, proteger a saúde pública e evitar uma multa substancial, é altamente recomendado que consulte rapidamente um mecânico ou leve o seu automóvel à oficina.
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