Primeiro falou-se da linha vermelha nas estradas, que serve como aviso para a proibição de ultrapassagens, depois falou-se da linha verde, que serve para melhorar a visibilidade da estrada, e agora surgiu a linha azul. Embora estas linhas só tenham sido implementadas nas estradas espanholas, os condutores portugueses que por ali passam ficam confusos com os significados das mesmas.
É que, enquanto a linhas vermelha e verde transmitem uma mensagem para os condutores, o mesmo não se pode dizer sobre a linha azul. Esta última surpreende pela cor e respetiva localização, já que está paralela à linha branca que delimita o limite da faixa de rodagem, mas surge sempre do lado de fora. Para além disso, a linha azul, apesar de estar na estrada, nada tem a ver a ver com quaisquer regras de trânsito ou circulação.
O Autosapo cita o jornal El Español, que avança que o objetivo e a missão desta linha azul é alertar que uma linha de fibra ótica percorre aquele troço da estrada ao longo de todo o trajeto marcado. Diz a mesma fonte que a ideia de recorrer às linhas azuis surgiu após a iniciativa de aproveitar as grandes obras rodoviárias para ampliar a cablagem de fibra em que foram substituídos os cabos telefónicos metálicos que antes eram utilizados.
Assim sendo, ao contrário do que acontece em Portugal, ao circular nas estradas espanholas poderá deparar-se com algumas linhas diferentes, no entanto, o condutor terá de ter em atenção apenas as linhas vermelhas e verdes. As linhas azuis respondem apenas a uma questão logística sobre sistemas de fibra ótica, pelo que o condutor em nada terá de se preocupar perante as mesmas.
Leia também: Viu esta linha verde na estrada? Saiba o que significa