Muitos condutores sabem que o ar condicionado tem um impacto no consumo de combustível do carro, mas será que abrir as janelas para reduzir a temperatura no interior do veículo não prejudica ainda mais os consumos?
Para operar, o compressor do sistema de ar condicionado do veículo retira energia diretamente do motor, exceto em veículos elétricos, e, como resultado, aumenta a carga sobre o motor, resultando inevitavelmente num aumento do consumo de combustível.
Esse aumento no consumo de combustível, segundo o Razão Automóvel, pode chegar a até 10%, mas é influenciado por várias variáveis. Notavelmente, é nos deslocamentos de curta distância que se observam as maiores discrepâncias no consumo quando o ar condicionado está ligado ou desligado.
Isto porque ao iniciar uma viagem curta, é comum ligar o ar condicionado no modo automático ou em uma configuração de alta potência, a fim de resfriar o interior mais rapidamente. Em deslocamentos curtos, isso implica que o sistema de ar condicionado exigirá constantemente mais energia.
Não será melhor abrir as janelas do carro?
Em tempos de contenção, é comum recorrer a diversas medidas para economizar, incluindo a opção de abrir as janelas do carro. No entanto, esta escolha também pode ter um impacto negativo devido à aerodinâmica do veículo. A eficiência aerodinâmica é crucial para a estabilidade do veículo e o consumo de combustível, e abrir as janelas resulta numa perda gradual dessa eficiência.
Normalmente, o impacto é mais notável em velocidades mais elevadas, onde as forças aerodinâmicas têm um impacto maior. Por exemplo, quando viaja a 120 km/h numa autoestrada com as janelas abertas, além do desconforto devido à turbulência sonora, o veículo enfrenta maior resistência ao ar, forçando o motor a um esforço adicional para manter a mesma velocidade. Este esforço adicional leva a um aumento no consumo de combustível.
Embora não seja fácil obter dados exatos sobre o aumento no consumo ao circular com as janelas abertas, devido à variação na eficiência aerodinâmica de diferentes veículos, a maioria dos testes demonstra que viajar com as janelas abertas a altas velocidades geralmente tem um impacto mais significativo no consumo de combustível do que viajar com as janelas fechadas e o ar condicionado ligado.
Com base nessa informação, para minimizar o impacto no consumo e tornar o interior do seu carro mais confortável em dias quentes, aqui estão algumas dicas dadas pelo Razão Automóvel:
- Antes de iniciar a viagem, comece por abrir as janelas para igualar a temperatura interior com a do exterior.
- Em trajetos curtos, especialmente a baixas velocidades, considerando que talvez nem sinta os efeitos do ar condicionado antes de chegar ao seu destino, pode optar por não ligá-lo.
- Se o trajeto for mais longo e tiver circulado com as janelas abertas durante alguns minutos, pode fechá-las e ligar o ar condicionado, geralmente sem necessidade de o ajustar para uma potência máxima.
- De forma geral, em viagens por autoestradas ou vias rápidas, é mais eficiente viajar com o ar condicionado ligado em vez de circular com as janelas abertas.
Leia também: É permitido transportar carga no banco traseiro do meu veículo? Veja o que diz a lei