Em causa está uma intervenção parlamentar do deputado do Chega, Filipe Melo, que pretendeu focar a sua mensagem no facto da carga fiscal praticada em Portugal no setor automóvel ser muito elevada. De acordo com Filipe Melo, um Renault Clio novo, que custa 20 mil euros em Portugal, pode ser comprado por 15 mil euros em Espanha ou em França. Será verdade?
O deputado afirmou que “um Renault Clio em Portugal custa aproximadamente – a sair do stand – 20.300 euros, em Espanha 15.500 euros e em França 15.700 euros. Somos ricos. Isto são impostos, porque o valor de produção é exatamente o mesmo”.
Com base nos 20.300 euros mencionados, o Polígrafo verificou no site da Renault Portugal que a versão em questão será provavelmente a Evolution TCe 100 GPL. Para este modelo, o “preço total recomendado para Portugal continental, com IVA incluído e sem despesas administrativas e de transporte” começa nos 20.300 euros.
No site da Renault Espanha, para o mesmo modelo, o preço começa nos 16.901 euros, incluindo IVA, taxa de registo, transportes e descontos promocionais. Não existe neste portal nenhum modelo que custe 15.500 euros, sendo que o mais barato é a versão Evolution, modelo TCe 90 cujo preço começa nos 16.141 euros.
Em França, o Renault Clio Evolution TCe 100 GPL custa 20.300 euros (com IVA incluído), o mesmo que em Portugal. O modelo mais barato é o SCe 65, que custa 18.500 euros.
O deputado do Chega também mencionou outro modelo: o SkyActiv. Segundo Filipe Melo, este carro custa “em Espanha 35.900 euros, em França 37.450 euros e em Portugal 48.700”. No entanto, o SkyActiv não é um modelo, mas sim uma tecnologia utilizada em vários modelos da Mazda. No site da Mazda Portugal, há nove modelos com a tecnologia SkyActiv, com preços que variam de 20.860,21 euros a 57.180,17 euros. Não existe nenhum modelo ao preço indicado pelo deputado do Chega.
Portanto, embora seja verdade que os preços em Portugal são mais elevados do que noutros países, os valores mencionados por Melo são imprecisos, de acordo com a avaliação do Polígrafo.
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