Uma nova forma de burla está a preocupar as autoridades por todo o país, com avisos confundíveis com multas reais a serem colocados em veículos estacionados. Esta prática tem parecenças com o esquema conhecido como “olá pai, olá mãe”, que visava enganar pessoas através de mensagens no WhatsApp.
O alerta foi dado pela Polícia de Vila Nova de Gaia, após relatos de cidadãos que encontraram avisos muito semelhantes a multas nos seus veículos. Estes avisos, embora pareçam autênticas notificações de infração, são, na verdade, falsos e têm como objetivo ludibriar os condutores.
Agentes de autoridade já se encontram nas ruas em busca destas multas fraudulentas, e foram lançados alertas para sensibilizar a população a não efetuar qualquer pagamento sem confirmar a legitimidade do documento.
O Comandante da Polícia Municipal de Gaia, Telmo Moreira, alertou para os perigos desta burla: “Se pagasse, o dinheiro iria para parte incerta e ele teria sido burlado”. As falsas multas apresentam uma referência de multibanco falsa e oferecem um suposto desconto de 50% se o valor for pago em menos de 24 horas.
A Câmara de Gaia instou os cidadãos a estarem atentos a este tipo de fraude e a não efetuarem pagamentos sem confirmar a autenticidade do documento. As autoridades ressaltam que as multas legítimas da Polícia Municipal são emitidas manualmente e não oferecem benefícios para pagamentos rápidos.
O comandante Telmo Moreira sublinhou a importância de travar esta situação o mais rápido possível, evitando que mais pessoas sejam vítimas desta burla. Esta prática, embora não seja nova, continua a ser preocupante, com os indicativos nos avisos a assemelharem-se aos esquemas fraudulentos “olá pai, olá mãe” executados através de mensagens no WhatsApp.
De acordo com a PSP, foram registadas 260 denúncias relacionadas com o esquema “olá pai, olá mãe” apenas no mês de janeiro, evidenciando a crescente prevalência deste tipo de crimes. Apela-se à vigilância e ao cuidado por parte da população para evitar ser vítima destas fraudes.
Leia também: Conheça as novas regras para as infrações de trânsito a nível europeu