O não cumprimento das obrigações após a detecção de uma infração de trânsito grave pode acarretar sérias consequências legais. Quando um infrator opta por não contestar a infração, não paga a coima e falha na entrega da carta de condução, as implicações podem ser significativas. A Contesta Multas, da CRS Advogados, esclarece as possíveis ramificações desse cenário, como nos conta o Motor24.
Imaginemos um cenário em que um condutor é detectado em excesso de velocidade, uma infração considerada muito grave. Apesar de ter recebido a notificação em casa, o condutor opta por não pagar a coima, não contestar a infração e não entregar a carta de condução, conforme indicado no auto. A Contesta Multas destaca a importância de distinguir duas situações neste contexto: o não pagamento da coima e a violação da obrigação de entregar a carta de condução.
Quando não há pagamento voluntário da coima dentro dos prazos estabelecidos, inicia-se a fase de execução. A lei determina que o processo seja encaminhado pela autoridade administrativa para o tribunal competente, com o Ministério Público encarregado de promover a execução. A falta de pagamento resulta em acréscimo do valor da coima, somando-se as custas do processo e despesas de cobrança coerciva.
No âmbito do processo executivo, podem ocorrer penhoras que afetam salários, contas bancárias, veículos, imóveis e outros bens. A Contesta Multas adverte que o valor da coima aumenta à medida que o tempo passa, sendo crucial salientar que a cobrança coerciva implica custos adicionais.
A entrega da carta de condução é obrigatória quando uma sanção acessória de inibição de condução é imposta. O não cumprimento desta obrigação configura um crime de desobediência, sujeito a pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias, conforme o artigo 348º do Código Penal. Além disso, a aplicação da sanção acessória resulta na perda de pontos na carta de condução.
Quem, ao receber uma notificação, opta por não pagar a coima e não entregar a carta de condução arrisca-se a enfrentar execuções, penhoras, perda de pontos na carta e, em última instância, sanções penais que incluem prisão até um ano ou multa até 120 dias.
A Contesta Multas destaca a importância do cumprimento das obrigações legais para evitar as sérias consequências que podem advir do não cumprimento das determinações após uma infração de trânsito.
Leia também: Luz do motor apareceu no painel do seu carro? Saiba o que pode ser e o que fazer