O verão é sinónimo de bom tempo, praia e férias, mas as altas temperaturas trazem também alguns cuidados adicionais, sobretudo no que toca ao que deixamos dentro do carro. Há três coisas que deve retirar do seu carro devido ao calor, para evitar problemas que podem comprometer a sua segurança e bem-estar.
Os condutores estão a ser avisados para retirarem três objetos específicos dos seus carros, uma vez que as temperaturas elevadas podem ter um efeito devastador na sua segurança ao volante. Isto pode ocorrer por razões que, provavelmente, nunca esperou.
A primeira coisa a retirar do carro é a água engarrafada. É comum deixar garrafas de água no carro depois de um longo dia, mas quando as temperaturas sobem, os químicos da garrafa de plástico podem infiltrar-se na água, tornando-a menos segura para consumo. Em casos extremos, a garrafa pode atuar como uma lente, ampliando a luz solar e provocando um incêndio no interior do automóvel. Para manter o carro seguro e a água com um sabor normal, retire as garrafas de plástico do veículo, como explica o Leak.
O segundo item a retirar são os medicamentos. A maioria dos medicamentos de venda livre, como o paracetamol e outros analgésicos, têm uma temperatura máxima a que se mantêm eficazes. Se deixar um pacote de analgésicos num carro quente, eles podem perder a sua eficácia ou até tornar-se completamente ineficazes. A maioria destes medicamentos só está classificada para temperaturas até 25ºC, pelo que deixá-los no carro pode fazer com que percam a sua utilidade, podendo acabar por se sentir pior.
O terceiro item é o protetor solar. Deixar o protetor solar num carro quente pode fazer com que rebente dentro do frasco e até exploda devido à pressão do calor. Trata-se de um produto que deve ser conservado em condições adequadas para manter a sua eficácia. É aconselhável tratá-lo como um protetor solar fora de prazo e substituí-lo se tiver estado exposto a altas temperaturas.
O que deve manter no carro durante uma vaga de calor?
Durante uma vaga de calor, certifique-se de que tem combustível suficiente, pois o carro consome mais energia nestas condições. Garanta também que o veículo tem níveis adequados de água e óleo, ambos vitais nos dias quentes. Além disso, verifique se o gás do ar condicionado está atestado para assegurar um funcionamento eficiente do sistema de refrigeração do carro.
Adotar estas precauções simples pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis e garantir que aproveita o verão com tranquilidade e segurança.
Leia também: Descubra o novo prazo de validade da carta de condução