Assim que entra o outono, o frio começa a apertar, caem as primeiras chuvas e os dias começam a ficar ainda mais pequenos. No final de outubro, a mudança de hora vem alterar ainda mais o número de horas de sol. O sol representa, então, um dos maiores perigos para os condutores nesta estação do ano. É que o brilho do sol no outono é a causa de vários acidentes, sobretudo nas autoestradas, mas é possível evitá-los.
Sabe-se que a chuva pode constituir um grande perigo para os condutores, já que a presença de água na estrada, misturada com óleo e sujidade, reduz a capacidade de os pneus aderirem ao piso, para além de a precipitação prejudicar a visibilidade dos condutores. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, um dos problemas típicos do outono é o brilho do sol e é, aliás, o que tem tendência a causar mais acidentes.
Uma vez que o encadeamento pelo sol no outono reduz significativamente a visibilidade e aumenta a probabilidade de acidentes, os condutores devem tomar algumas medidas de precaução. Algumas delas passam por utilizar palas de sol e adquirir óculos de sol polarizados. Estes últimos são a melhor opção, até porque os óculos de sol polarizados têm um um filtro especial que permite apenas a passagem da luz na vertical, o que significa que elimina e absorve a luz horizontal.
A luz horizontal é aquela que é refletida nas superfícies horizontais e pode prejudicar a visão, tal como acontece quando o sol está baixo e a estrada molhada. Assim, ao utilizar estes óculos, a luz horizontal será eliminada e a sua visão irá melhorar significativamente, evitando o encadeamento e potenciais acidentes de viação.
Como nos meses de outono há mais condutores a viajar durante o amanhecer e o anoitecer, o risco de encadeamento é maior, tal como avança o site Leak, pelo que deverá tomar as devidas precauções.
Leia também: A praia espanhola mais próxima do Algarve, um pequeno paraíso aqui ao lado