A venda de um carro pode ser uma tarefa desafiadora, influenciada por vários fatores, como o tipo de veículo, localização e dinâmicas de mercado. Especialistas agora sugerem que selecionar a altura certa do ano pode acelerar o processo de venda e resultar em melhores negociações.
A empresa de dados automóveis carVertical partilhou orientações sobre a escolha do momento ideal para vender um veículo, visando obter o melhor preço, como nos conta a Executive Digest.
E quando é a melhor altura?
Segundo a carVertical, o mercado de veículos usados atinge o seu pico na primavera.
Durante os meses mais frios, os proprietários de carros são aconselhados a não apressar a publicação de anúncios nos portais de classificados. Pelo contrário, esperar até março (altura em que 8,2% dos relatórios de histórico automóvel são adquiridos, segundo a carVertical), abril (8,4%) ou maio (8,5%) pode ser mais benéfico, uma vez que a procura na primavera é mais significativa em comparação com os meses mais frios.
O final do verão e o início do outono também representam uma boa janela para a venda de veículos. Agosto (9,1%) e setembro (8,9%) são os meses destacados pela empresa, indicando que muitas aquisições de relatórios históricos ocorrem nesse período, possivelmente devido à preferência de alguns compradores em adquirir um carro antes do inverno.
A Importância do Timing
Escolher o momento certo pode acelerar a venda do veículo e maximizar o lucro. Em períodos de menor procura, os vendedores muitas vezes enfrentam pressões para negociar e reduzir os preços solicitados.
Vender um descapotável a meio do inverno, por exemplo, pode ser mais desafiador, pois esses veículos geralmente atraem compradores na primavera e verão.
Matas Buzelis, especialista automóvel da carVertical, observou que embora possa ser a altura certa para comprar um veículo, pode não ser a ideal para vendê-lo. A procura sazonal muitas vezes favorece os compradores, especialmente quando alguns veículos demandam custos adicionais de manutenção e conservação durante os meses de inverno.
Época Festiva e Considerações Económicas
Os meses de dezembro e janeiro são considerados os mais desafiadores para a venda de um automóvel. Durante a época festiva, a maioria das pessoas concentra-se em poupar dinheiro para as despesas relacionadas com esta altura do ano, evitando assim grandes compras. Após a época festiva, a recuperação financeira e retoma das poupanças leva a menos transações no mercado de veículos usados.
A situação económica geral também desempenha um papel crucial na confiança do consumidor. Em períodos de crise, inflação ou incerteza económica, as pessoas adiam compras significativas, incluindo veículos e propriedades.
A carVertical destaca que dezembro representa apenas 7,6% das verificações anuais de automóveis. No entanto, Buzelis destaca que um carro usado em bom estado, com um histórico limpo, pode ser vendido rapidamente, dada a atual elevada procura por veículos bem conservados.
A inclusão de um relatório de histórico ao apresentar o veículo à venda pode também acelerar o processo, transmitindo confiança e transparência aos potenciais compradores.
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