Os preços dos combustíveis levam a que, muitas vezes, vários condutores acabem por andar na reserva, adiando a reposição de combustível. Este comportamento pode ser muito negativo para o seu veículo a longo prazo, se for muito recorrente.
Para além do risco do seu combustível acabar e ficar ‘preso’ no meio da estrada, num sítio sem acesso a bombas de gasolina, não existem perigos imediatos relativos a conduzir com a luz da reserva acesa. Por isso, pode descansar se tiver tido este comportamento ocasionalmente, por não ter tido tempo para ir à estação de serviço, ou qualquer outro motivo. No entanto, a história pode ser diferente se o seu carro andar constantemente na reserva, segundo o Leak.
Deixar o depósito de combustível quase vazio é um maiores causadores de danos no motor e noutros compartimentos. Uma das principais consequências, a longo prazo, de conduzir com pouco combustível, é danificar a bomba do automóvel. A gasolina no interior do depósito mantém a bomba de combustível fria e lubrificada. Quando o depósito do veículo está quase vazio, a bomba de combustível já não está submersa em combustível, começando, consequentemente, a sobreaquecer. De modo a manter a bomba de combustível totalmente submersa, é recomendado manter o depósito pelo menos 1/4 cheio.
Além disso, a falta de combustível pode resultar numa falha de ignição dos cilindros do motor. Quando se viaja a rotações mais elevadas, o automóvel quer aspirar mais ar e combustível para dentro dos cilindros para aumentar a velocidade. Se o carro não conseguir bombear combustível suficiente, pode provocar sons de batida no interior do motor, resultando em danos a longo prazo. O ruído de batida do motor é um problema que ocorre em muitos veículos com turbocompressor, se utilizar gasolina normal em vez de premium.
Embora seja muito diferente de um veículo para outro, pode contar com uma autonomia de 10 a 15% a partir do momento em que a luz do combustível acende.
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