A instabilidade nos preços dos combustíveis contribuiu para o crescimento da procura de automóveis elétricos. Poupa-se na gasolina, mas há outras preocupações que passam a fazer parte do dia a dia. Uma delas está relacionada com a autonomia dos veículos. É que no caso de viagens, como Lisboa-Algarve, é quase sempre necessário fazer uma paragem para carregar o carro. No entanto, agora já há um elétrico que vai mais longe e faz o trajeto Porto-Algarve com carregamento único.
Parece um avião, tem três rodas, mas é um carro movido a energia solar. O novo Aptera Launch Edition EV tem 630 quilómetros de autonomia e destaca-se por ser 50% mais eficiente do que um Tesla. O carro foi mostrado ao mundo pela primeira vez na CES 2025, a maior feira de tecnologia do mundo, que decorreu na última semana, em Las Vegas.
O principal destaque deste veículo é a autonomia
Para além da sua aparência, o que mais surpreende neste automóvel é mesmo a autonomia de 640 quilómetros. Contas feitas, o novo Aptera Launch Edition EV pode fazer o percurso Porto-Algarve apenas com um carregamento. Sublinha a Zap que os 640 quilómetros de autonomia se distribuem por 64 quilómetros utilizando energia solar e 400 utilizando eletricidade.
Uma vez que o veículo também é movido a energia solar, saiba que o mesmo incorpora quatro painéis solares colocados no capô, tablier, tejadilho e na escotilha.
Note que este carro tem apenas um décimo das peças necessárias dos projetos tradicionais, com apenas seis componentes-chave da carroçaria que constituem o chassis.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”