Tanto no Youtube como no Facebook, as histórias que vemos sobre o fabricante Tesla transparecem a satisfação dos clientes. No entanto, ao que parece, o canal Out of Spec Guide deu voz ao proprietário de um Tesla Model Y que, no espaço de dois anos, já está a dar uso ao terceiro pack de baterias. Quando o veículo estava prestes a completar o seu primeiro aniversário, de uma semana para a outra, a sua autonomia passou dos 524 para os 418 km.
Importa começar por referir que este Tesla Model Y é utilizado como método de negócio, incorporando o sistema de viagens partilhadas. O automóvel foi adquirido em 2021 e atualmente com dois anos já leva três packs de baterias. Quase a completar um ano de vida, o Tesla Model Y somava já 65.000 km percorridos e perdeu bastante autonomia, até chegar a um ponto em que deixou de ser possível carregar a bateria.
Uma primeira ida à oficina implicou a substituição do pack de baterias que não funcionava, por um outro de baterias recondicionadas, com células recuperadas. Passados seis meses e percorridos mais 32.000 km, o problema da autonomia regressou e o Tesla voltou à oficina. Mais uma substituição do pack de baterias e o veículo estava pronto para retomar a sua função.
As idas à oficina foram frequentes, mas o facto de o veículo estar no período de garantia permitiu que o dono não tivesse qualquer encargo financeiro perante as sucessivas anomalias. A preocupação deste chega agora, num momento em que o veículo soma 177.000 km e a garantia está a chegar ao fim. É que se o problema voltar, o proprietário poderá ter de desembolsar entre 10 a 20 mil euros para que este Tesla Model Y volte ao ativo.
Leia também: É permitido estacionar o carro em frente à minha própria garagem?
Veja aqui o vídeo com a história: